Dia da Bíblia é celebrado em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba

Dia da Bíblia é celebrado em sessão solene na Câmara Municipal de Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 13/12/2016 às 13:00
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:00
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A iniciativa de celebrar a data foi do vereador Luis Santos (Pros) e contou com a participação ecumênica de representantes de denominações evangélicas, da Igreja Católica e da Comunidade Judaica

 

O Dia da Bíblia, comemorado anualmente no segundo domingo de dezembro, foi celebrado em sessão solene da Câmara Municipal de Sorocaba na noite de segunda-feira, 12. A iniciativa de celebrar da data partiu do vereador Luis Santos (Pros) e contou com a participação ecumênica de líderes cristãos evangélicos e católicos e também de representantes da Comunidade Judaica.

Além do vereador Luis Santos (Pros), compuseram a mesa dos trabalhos as seguintes autoridades: o vereador Carlos Leite (PT); o padre Arari dos Santos Amorim, mais conhecido como Padre Kojak; pastor Daniel Crepaldi, da Assembleia de Deus da Vila Haro; Silvia Moral, diretora do Instituto Delta; Marcos Gladstone Silva, secretário de distribuição e coordenação das secretarias regionais da Sociedade Bíblica do Brasil; e pastor Jackson, da Igreja Batista.

Durante a solenidade, vários líderes religiosos foram homenageados pelo pastor Luis Santos (Pros) com votos de congratulações pelo trabalho social que desenvolvem. O evento contou com apresentações musicais da Banda da Assembleia de Deus da Vila Haro, sob a regência do maestro César Augusto; do Grupo Musical do Centro Cultural Brasil-Israel (voz, violino e teclado) e do Coral da Igreja Batista Central de Sorocaba, sob a regência da maestrina Alessandra Patrícia da Silva Mata.

Em seu discurso, o vereador Luis Santos (Pros) salientou que “a Bíblia, além de ser um livro de fé para bilhões de pessoas, é também um monumento cultural da civilização, influenciando a própria literatura universal por meio de seus grandes escritores”. O vereador lembrou que quando Gutenberg inventou a imprensa de tipos móveis, a Bíblia foi justamente o livro que ele primeiro imprimiu em sua oficina.

O Dia da Bíblia integra o calendário oficial do Brasil, por meio da Lei Federal 10.335, de 19 de dezembro de 2001, que instituiu a celebração da referida data no segundo domingo de dezembro de cada ano. Essa data também foi incorporada ao calendário oficial de Sorocaba por intermédio da Lei 5.553, de 12 de janeiro de 1998, de autoria do então vereador Moacir Luis de Oliveira.

A data começou a ser comemorada em 1549, na Grã-Bretanha. No Brasil, foi introduzida nos meios cristãos em 1850, com a chegada de missionários evangélicos provenientes da Europa e dos Estados Unidos. A divulgação da Bíblia no país ganhou impulso a partir de 1948, com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil. A entidade mantém o Museu da Bíblia, em Barueri, um dos mais importantes do mundo em seu gênero, com edições raras da Bíblia e exemplares em mais de mil línguas, totalizando um acervo de mais de 17 mil livros.