Crianças fazem trilha na mata com o ‘pajé’ e conhecem as plantas medicinais

- 24/01/2019 às 15:25
- Atualizado 12/09/2022 às 15:25
Programação termina nesta sexta-feira com uma “festa do índio”
Na manhã desta quinta-feira (24), as 40 crianças de 6 a 10 anos de idade que participam do curso de férias “Aquagito” tiveram mais um dia de diversão e aprendizado sobre os índios. Desta vez, elas fizeram uma trilha na mata acompanhadas de um “pajé” e conheceram mais sobre as plantas medicinais. A programação ocorreu no Parque Natural “Chico Mendes”, localizado no Alto da Boa Vista.
O “Aquagito” é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). “Os nossos cursos de férias visam aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças um pouco mais sobre meio ambiente. Agradeço a toda a minha equipe por esse trabalho na área de Educação Ambiental”, destacou o secretário da Sema, Jessé Loures.
O tema desta edição é “Povos indígenas: de olho na floresta” e o objetivo é apresentar à garotada sobre a cultura indígena e em especial a da tribo dos Kuikurus, que é uma das 14 etnias existentes no Parque Nacional do Xingu.
Para a programação, o técnico ambiental da Sema, José Carmelo de Freitas Junior, se vestiu de “pajé” e realizou uma trilha na mata do “Chico Mendes” com os grupos de crianças. “Nós falamos da cultura indígena e o quanto ela é importante para conhecer as espécies de plantas e animais e seus usos. Eles gostaram bastante e nós falamos inclusive da modernidade que os índios vivem hoje, habituados com celular e internet”, contou.
Segundo a educadora da Sema, Viviane Rachid, as crianças ficaram encantadas com o pajé. “Eles viram a extração de uma batata-doce e até experimentaram o tubérculo. Eles ainda levaram alecrim e manjericão para casa. A nossa ideia foi de mostrar a relação de muitas coisas que usamos no dia a dia que vem da natureza, em especial do nosso índio”, conta Viviane.
A garotada ainda confeccionou um cocar para a grande festa do índio, que será realizada nesta sexta-feira (25) no Parque da Água Vermelha, que está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo telefone (15) 3221.6643. Segue abaixo a programação do Aquagito:
Sexta-feira (25)
08h00 – Chegada e brincadeiras
08h30 – Pescaria: apresentar os objetos de pesca do índio e contar como ele pesca/ Atividade do Peixe que sabe!
10h00 – Higienização e Lanche COMUNITÁRIO
10h30 – Pintura corporal e colocar acessórios
11h30 – Apresentação das danças com as crianças enfeitadas