Crianças aprendem sobre os “Guardiões da Natureza” no curso de férias do Parque da Água Vermelha

Crianças aprendem sobre os “Guardiões da Natureza” no curso de férias do Parque da Água Vermelha Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 16/01/2024 às 15:50
  • Atualizado 16/01/2024 às 15:50
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Cerca de 40 crianças de seis a nove anos participaram, nesta terça-feira (16), do primeiro dia do curso de férias “Guardiões da Natureza”, no Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”. A iniciativa de Educação Ambiental é realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Promovido com apoio do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental, do Consórcio Sorocaba Ambiental e do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera Sorocaba, o curso de férias ocorrerá até esta sexta-feira (19), das 8h às 12h, com diferentes atividades realizadas também no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e no Parque Natural “Chico Mendes”.

O objetivo é aproveitar esta época de recesso escolar para proporcionar a conexão entre as crianças e também dos pequenos com a natureza, além de apresentar a elas os chamados “guardiões da natureza”, que são todos aqueles que atuam para a conservação das florestas e áreas verdes, atuando de diferentes formas, tais como controlando pragas, plantando árvores, protegendo as florestas e as águas.

“Nesta edição, estamos abordando os ‘guardiões da natureza’, apresentando alguns animais e o papel ecológico de cada um deles, personagens do folclore que protegem as nossas florestas, além da própria população, que também pode ajudar no dia a dia. Também vamos mostrar a eles alguns profissionais que desempenham esse papel importante, como os garis, que fazem a limpeza das ruas e a coleta de lixo; a Polícia Ambiental, que realiza a fiscalização da flora e da fauna; o Corpo de Bombeiros, que atua no combate às queimadas; os técnicos ambientais da Sema, que tem como uma de suas funções verificar a saúde das árvores; e as equipes do Saae, que cuidam do esgoto e da água da nossa cidade”, explica a educadora da Sema, Viviane Rachid.

A programação gratuita do primeiro dia do curso de férias contou com divisão das crianças em grupos, com a participação em brincadeiras, oficinas e a apresentação de teatro com personagens do folclore brasileiro (Cuca, Saci-pererê, Boitatá e a Iara).

Uma das atividades lúdicas foi a Oficina da Cuca. As crianças tiveram a oportunidade de aprender os feitiços dessa personagem do folclore brasileiro para ajudar a proteger as florestas e fazer uma poção mágica, utilizando vinagre e bicarbonato de sódio. A Cuca, ainda, transformou o Saci-pererê em um sapo e os participantes tiveram a chance de conhecer mais sobre suas funções na natureza e a importância para o equilíbrio ambiental, curiosidades e lendas, além de poder tocá-lo e, assim, aprender mais sobre a importância de respeitar e proteger esse animalzinho.

A programação prosseguirá nesta quarta-feira (17), com a realização de jogos educativos sobre animais, como urubu, coruja, mono-carvoeiro e lobo-guará, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”. Na quinta-feira (18), a programação educativa ocorrerá novamente no Parque da Água Vermelha, com talk show, brincadeiras, trilha, oficinas e observação de peixes. Já na sexta-feira (19), último dia do curso de férias, as crianças participarão de brincadeiras, bate-papo com profissionais que são “guardiões da natureza” na cidade e torta na cara, no Parque Natural “Chico Mendes”.

Mais informações sobre o curso de férias podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone: (15) 3219-2280.