Contribuintes com IPTU atrasado devem imprimir a 2ª via

Contribuintes com IPTU atrasado devem imprimir a 2ª via Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 22/03/2017 às 20:58
  • Atualizado 12/09/2022 às 20:58
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os carnês do IPTU 2017 começaram a vencer na semana passada. Os contribuintes que deixaram passar o prazo do pagamento devem imprimir a segunda via com uma nova data atualizada, antes de se dirigirem aos bancos. A atualização é feita de forma fácil e rápida pela internet. As agências bancárias não recebem o IPTU com qualquer atraso, e nem fazem a atualização de data e de valor.

A segunda via atualizada é gerada em qualquer computador pessoal, bastando acessar o portal da Prefeitura de Sorocaba, no endereço http://iptu.sorocaba.sp.gov.br/ . Todos os demais contribuintes que vão pagar dentro do prazo de vencimento podem usar as agências dos bancos conveniados, cuja relação consta no próprio carnê do IPTU.

Os bancos não fazem os cálculos para as cobranças atrasadas do IPTU da Prefeitura de Sorocaba. Tal impossibilidade existe para evitar eventuais incorreções que prejudicariam o contribuinte e a instituição.

IPTU antigo só pode atualizado na Dívida Ativa

Quem deixou de pagar o IPTU do ano 2016 ou anterior não consegue gerar uma nova guia pela internet. Isso ocorre porque o nome do proprietário do imóvel foi transferido para a Dívida Ativa, no dia 1º de janeiro. A partir de então o cálculo só pode ser feito nas unidades da Dívida Ativa, que funcionam nas seis Casas do Cidadão de Sorocaba e no Paço Municipal.

O contribuinte inscrito na Dívida Ativa deve regularizar a sua situação o mais rápido possível para evitar problemas de crédito. A Prefeitura está levando os nomes dos devedores da Dívida Ativa para protesto em cartório, ou seja, passam a ficar negativados nos serviços de proteção ao crédito.

E se ainda assim não pagarem, a Prefeitura ingressa com ação na Justiça para requerer os bens do devedor, a fim de saldar o débito com o município.