Considerado um dos mais completos da América Latina, zoo de Sorocaba completa 50 anos de existência

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 24/09/2018 às 07:54
  • Atualizado 12/09/2022 às 07:54
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” completa 50 anos de existência no dia 20 de outubro e é considerado um dos mais completos da América Latina. Visitado por milhares de pessoas, o zoo não é apenas um espaço de lazer e de educação ambiental. Nos bastidores do parque, uma equipe comprometida trabalha diariamente com ações voltadas à conservação de espécies, pesquisa e bem-estar animal.

Inaugurado em 1968, o “Quinzinho de Barros” é administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema). “Além do lazer ao público, o nosso parque vem desempenhando um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.

O zoológico ainda é classificado no Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada. Isso ocorre devido às condições de infraestrutura que possui, como transporte próprio, técnicos em regime integral de trabalho, biblioteca, auditório, laboratório e programa de Educação Ambiental.

Outra razão do sucesso do zoo de Sorocaba é a qualidade de seu corpo técnico, experiente e atualizado nas mais modernas técnicas através de cursos de mestrado, doutorado e participações em congressos. Ao todo, em torno de 60 funcionários, entre biólogos, médicos veterinários, zootecnista e tratadores, atuam no parque.

 

Lazer

Reconhecido como um dos cartões-postais de Sorocaba, o “Quinzinho de Barros” recebe em torno de 500 mil visitantes por ano e é opção de lazer para diversos municípios do Estado de São Paulo.

Eleito na década de 90 como símbolo de Sorocaba por votação popular, o zoo oferece um amplo espaço para lazer e diversão para toda família. Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, sendo 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.

Lá é possível conhecer a maior coleção de répteis da América do Sul e a maior colônia de macacos-aranha de testa branca do Brasil. O espaço ecológico também possui um serpentário, que possui cerca de 100 indivíduos entre serpentes, lagartos, anfíbios e quelônios, como a famosa jararaca-ilhoa, falsa-coral, o urutu-cruzeiro e o sapinho-garimpeiro, entre outros.

Os visitantes podem conferir no espaço o aviário, lêmure-de cauda-anelada, urso-de-óculos, hipopótamo, mico-leão-dourado, sagui-da-mão-amarela, macaco-aranha, lobo-guará, leoa, elefante, jacaré-açu, flamingo, suindara, entre outras espécies que habitam o parque municipal.

 

Educação Ambiental

O zoo também tem como função a Educação Ambiental, aproximando crianças, jovens e adultos da natureza, e conscientizando as pessoas do valor dos animais, ajudando assim na conservação das espécies.

Pioneiro no país na área de Educação Ambiental, o zoo de Sorocaba iniciou suas atividades educativas em 1979 e foi reconhecido por várias entidades nacionais e internacionais, recebendo apoio do Fundo Nacional para a Natureza (WWF- Estados Unidos), Fish and Willdlife Service, Fundação o Boticário de Proteção à Natureza, entre outros.

Uma das atividades realizadas durante o ano todo é a visita monitorada, possibilitando aos visitantes conhecer um pouco mais sobre a biologia dos animais, sobre como funciona um zoológico e sobre o importante papel que o parque de Sorocaba desempenha para a sociedade, através de suas cinco funções. Além disso há ações realizadas em datas comemorativas, cursos de férias, visitas noturnas, visita aos bastidores do zoo, entre outras.

 

Conservação e pesquisa

A instituição sorocabana também é responsável pela conservação e cuidados de várias espécies ameaçadas. Para isso, o zoo participa de planos de manejo de espécies ameaçadas, como a arara-azul, o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.

Entre as espécies ameaçadas de extinção que habitam o espaço ecológico estão o lobo-guará, onça-pintada, tamanduá-bandeira, sagui-da-serra-escuro, muriqui-do-sul, sauim-de-coleira, mico-leão-de-cara-dourada, macaco-prego-de-peito-amarelo, macaco-aranha-de-testa-branca, cervo-do-pantanal, jacutinga, jacucaca e ararajuba.

O zoológico ainda se destaca como centro de pesquisas biológicas e veterinárias, gerando conhecimento sobre fisiologia, genética, comportamento e reprodução, além de manter parcerias com instituições de ensino e pesquisas nacionais e internacionais.

 

Bem–estar animal

A equipe do zoo de Sorocaba desenvolve também o trabalho de bem-estar animal. Além dos ambientes serem especialmente preparados para a necessidade de cada espécie, os animais recebem cuidados dos médicos-veterinários, biólogos, zootecnista e tratadores do parque.

Uma delas é a técnica de condicionamento, que oferece bem-estar e mais qualidade de vida aos animais, facilitando o acesso a ele. Desta forma, quando for necessário fazer qualquer procedimento simples, o animal não precisa ser submetido a uma anestesia geral. Ou seja, com um treinamento, o profissional consegue acessar o animal, facilitando os procedimentos veterinários e protegendo o próprio animal.

Se for necessário, por exemplo, pesar, colher sangue ou colocar um termômetro para medir a temperatura dele, ou seja, realizar procedimentos simples, ele não precise tomar anestesia. Ou ainda, se ele precisar ser transferido do seu ambiente, a técnica de condicionamento permite que ele seja colocado numa caixa para transporte de uma forma tranquila.

Vale lembrar que o Bem-Estar Animal é um dos cinco pilares da manutenção dos zoológicos modernos, pois se utilizando de diversas técnicas, inclusive de enriquecimento ambiental, aprimora-se a qualidade de vida dos animais, sua relação com o meio ambiente em que vive e o ser humano.

 

 

Serviço

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”

Endereço: rua Theodoro Kaisel, 883 – Vila Hortência

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 9h às 17h

Telefone: (15) 3227.5454

Ingressos: R$ 8 para pessoas de 12 a 59 anos; e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou Superior, reconhecidos pelo MEC, mediante comprovação de matrícula ou carteira estudantil dentro do prazo de validade.

Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos completos e pessoa com deficiência, garantindo-se ao seu acompanhante, quando necessário e quando comprove estar nessa condição, são isentos de pagamento do ingresso. Além disso, alunos, professores e monitores das redes municipal e estadual de ensino público, com sede em Sorocaba, acompanhados pela escola; participantes de instituições assistenciais, com atuação social, cultural e ambiental são isentos de pagamento do ingresso de terça a sexta-feira.