Comitê de Vigilância do Aleitamento Materno de Sorocaba participa de evento do Agosto Dourado da Diretoria Regional de Saúde

- 28/08/2025 às 12:20
- Atualizado 28/08/2025 às 12:20
Em alusão à campanha Agosto Dourado, no mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a Diretoria Regional de Saúde XVI (DRS XVI) realizou três encontros voltados aos municípios da região, com o objetivo de ampliar o conhecimento e estimular ações concretas em defesa da amamentação. Os encontros foram presenciais, ao longo do mês, em Apiaí, Itu e Itapetininga.
Os eventos contaram com a participação de duas convidadas de destaque: Michelle, supervisora da Saúde da Criança e presidente do Comitê de Vigilância em Aleitamento Materno de Sorocaba e Cláudia Gondim, fonoaudióloga, integrante do IPFAN (International Baby Food Action Network) e também membro do Comitê de Aleitamento Materno de Sorocaba.
Durante sua apresentação, Cláudia Gondim abordou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, contextualizando sua importância global, além de apresentar a história do IPFAN e discutir a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância), destacando seu papel na proteção da amamentação frente ao marketing de substitutos do leite materno.
Já Michelle compartilhou a experiência exitosa do município de Sorocaba nas ações voltadas à promoção do aleitamento materno, enfatizando a importância das políticas públicas e do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Vigilância em Aleitamento Materno. Foi apresentada a trajetória do comitê desde sua criação, em 2018, até os dias atuais, demonstrando avanços significativos na articulação intersetorial e no apoio às instituições.
O principal objetivo dos encontros foi inspirar os municípios da DRS XVI a implantarem seus próprios Comitês de Vigilância em Aleitamento Materno, fortalecendo, assim, as estratégias regionais de incentivo à amamentação e contribuindo para a saúde e o bem-estar das crianças e suas famílias.