Comitê de Vigilância do Aleitamento Materno de Sorocaba participa de evento do Agosto Dourado da Diretoria Regional de Saúde

Comitê de Vigilância do Aleitamento Materno de Sorocaba participa de evento do Agosto Dourado da Diretoria Regional de Saúde Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS
  • 28/08/2025 às 12:20
  • Atualizado 28/08/2025 às 12:20
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em alusão à campanha Agosto Dourado, no mês dedicado à promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, a Diretoria Regional de Saúde XVI (DRS XVI) realizou três encontros voltados aos municípios da região, com o objetivo de ampliar o conhecimento e estimular ações concretas em defesa da amamentação. Os encontros foram presenciais, ao longo do mês, em Apiaí, Itu e Itapetininga.

Os eventos contaram com a participação de duas convidadas de destaque: Michelle, supervisora da Saúde da Criança e presidente do Comitê de Vigilância em Aleitamento Materno de Sorocaba e Cláudia Gondim, fonoaudióloga, integrante do IPFAN (International Baby Food Action Network) e também membro do Comitê de Aleitamento Materno de Sorocaba.

Durante sua apresentação, Cláudia Gondim abordou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, contextualizando sua importância global, além de apresentar a história do IPFAN e discutir a NBCAL (Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância), destacando seu papel na proteção da amamentação frente ao marketing de substitutos do leite materno.

Já Michelle compartilhou a experiência exitosa do município de Sorocaba nas ações voltadas à promoção do aleitamento materno, enfatizando a importância das políticas públicas e do trabalho desenvolvido pelo Comitê de Vigilância em Aleitamento Materno. Foi apresentada a trajetória do comitê desde sua criação, em 2018, até os dias atuais, demonstrando avanços significativos na articulação intersetorial e no apoio às instituições.

O principal objetivo dos encontros foi inspirar os municípios da DRS XVI a implantarem seus próprios Comitês de Vigilância em Aleitamento Materno, fortalecendo, assim, as estratégias regionais de incentivo à amamentação e contribuindo para a saúde e o bem-estar das crianças e suas famílias.