Coletivo Jovem Coca-Cola capacita mais de 180 pessoas em Sorocaba e Itu no primeiro ciclo

- 25/04/2018 às 12:11
- Atualizado 12/09/2022 às 12:11
- Inscrições para novas turmas iniciam em 24 de abril
- Em 5 anos o projeto já capacitou mais de 2 mil jovens em Sorocaba e Itu.
Capacitar jovens de 16 a 25 anos que estão cursando ou já concluíram o Ensino Médio e conectá-los a novas oportunidades de desenvolvimento profissional. Estes são os principais objetivos do Coletivo Jovem Coca-Cola, que encerrou o primeiro ciclo de 2018 com a formatura de 68 pessoas em Itu e 118 em Sorocaba. Desde de 2013, este programa do Instituto Coca-Cola já capacitou mais de 2 mil nas duas unidades da região.
Presente em mais de 100 comunidades brasileiras, a iniciativa nasceu em 2009 e é realizada pelo Instituto Coca-Cola Brasil em parceria com a Sorocaba Refrescos nas cidades de Sorocaba e Itu. Com aulas duas vezes por semana, cada uma com duas horas de duração, o programa tem quatro ciclos por ano, que seguem sempre a mesma mecânica.
No Coletivo Jovem, o aluno é convidado a pensar no seu plano de vida e desenvolver projetos práticos nas comunidades onde vive. A metodologia desenvolvida possui 80% do conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional dos jovens, garantindo que as escolhas profissionais sejam tomadas de maneira planejada e estejam conectadas com um plano de vida maior. Em sala de aula, o método de ensino abrange não só conteúdos sobre temas e orientações comportamentais, mas também aplicações lúdicas e exercícios práticos, nos quais os alunos conseguem executar a teoria aprendida.
Para Aline Bachi, de 21 anos, que cursou Coletivo Jovem em Sorocaba, o programa foi de grande valia e apresentou vários caminhos. “Durante o período de capacitação pude olhar para mim mesma e através desta análise me tornei uma pessoa mais segura. As dinâmicas me ajudaram a fazer novas amizades e a me relacionar com mais facilidade. Aprendi também a estabelecer metas em minha vida, além de ampliar meus conhecimentos sobre marketing, comunicação e eventos”, conta.
Segundo Tainá Mendes, de 18 anos, o Coletivo Jovem de Itu foi uma oportunidade para a conquista do primeiro emprego. “Graças ao Coletivo eu consegui uma entrevista em uma grande rede de lanchonete e conquistei meu primeiro emprego em dezembro do ano passado. Está sendo uma experiência ótima e estou muito feliz. Vou ser eternamente grata por isso”, diz.
Karol da Silva Carvalho, de 19 anos, também participou do Coletivo Jovem em outubro de 2013 e desde que terminou a capacitação trabalha na Sorocaba Refrescos. “Por ter me destacado durante a capacitação, fui chamada para participar de um processo seletivo na empresa e fiquei 11 meses como jovem aprendiz. Três dias antes de terminar meu contrato, surgiu uma vaga na central de relacionamento ao cliente, onde estou há mais de três anos. Vejo que o Coletivo foi a grande oportunidade que tive para me desenvolver como profissional e como pessoa”, ressalta.
Serviço:
O que: Inscrições para 2º Ciclo Coletivo Jovem Coca-Cola
Quando: início das aulas em 14 de maio
Documentos necessários: duas fotos 3×4, xerox do RG e CPF, comprovante de escolaridade e residência. Se for menor de idade, deve ir acompanhado de um responsável.
Número Vagas: 240, sendo 120 em Itu e 120 em Sorocaba
Inscrições: de 24 de abril até 11 de maio pelo site (https://www.cocacolabrasil.com.br/forms/faca-sua-pre-inscricao-no-coletivo) ou diretamente nas unidades.
Áreas: Comunicação e Tecnologia, Marketing e Vendas e Produção de Eventos
Capacitação gratuita
Endereços:
Coletivo Cidade Nova
Rua Joaquim Delfino da Silva, 05, Complexo Cidade Nova – Itu – SP
Fone/ Whatsapp: (11) 96472-4877
Coletivo Jardim Santa Lúcia
Rua Clóvis da Silveira, 30 – Jardim Santa Lucia – Sorocaba – SP
Fone: (15) 3411-0814 Whatsapp: (15) 98114-8262
Sobre a Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em nove segmentos — água, café, chás, refrigerantes, néctares, sucos, lácteos, bebidas esportivas e bebidas vegetais — com uma linha de mais de 152 produtos, entre sabores regulares e versões zero ou de baixa caloria. Composto por nove grupos de fabricantes franqueados, mais a parceria com Leão Alimentos e Bebidas, o Sistema emprega diretamente 62,6 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Em 2018, o Sistema Coca-Cola Brasil mantém o nível de investimentos do ano passado, de aproximadamente R$ 3 bilhões, e continua apostando em inovar para ampliar seu portfólio, oferecer cada vez mais opções com menos açúcar adicionado e em incentivar iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua. A empresa trabalha para gerar impacto social e ambiental positivos. Em 2017, passou a contribuir com o acesso à água potável em comunidades rurais e de baixa renda, por meio da aliança Água+ Acesso. Em reciclagem, a empresa tem o objetivo de ajudar a coletar e reciclar o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030.
Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil
O Instituto Coca-Cola Brasil, criado em 1999, tem como missão promover a transformação socioambiental do país, em larga escala, potencializada por seus parceiros e pelo Sistema Coca-Cola. Para cumprir com sua missão, desenvolve tecnologia social para programas que gerem empoderamento através de geração de renda e valorização da autoestima. Até hoje os programas do Instituto impactaram mais de 150 mil pessoas em mais de 400 comunidades do país.
Sobre a Sorocaba Refrescos
A Sorocaba Refrescos é uma franquia do sistema Coca-Cola Brasil que possui mais de 40 anos de história. Produz e distribui mais de 100 produtos, atende 11 mil clientes e 2,4 milhões de consumidores. Sua área de atuação contempla 60 municípios da região, gerando mais de 1,2 mil empregos diretos e indiretos. Sua capacidade produtiva é de mais de 200 milhões de litros de bebidas por ano. Um rigoroso controle de qualidade possibilita à empresa ser certificada pelas normas ISO 9001 – Qualidade, ISO 14001 – Meio Ambiente, OHSAS 18001 – Saúde e Segurança e FSSC 22000 – Segurança dos Alimentos. Seu compromisso socioambiental vai muito além de suas obrigações legais. A empresa investe cerca de R$ 2 milhões anuais em projetos sociais nas áreas de educação, meio ambiente, esporte e cultura.
Em 2017, a Sorocaba Refrescos foi eleita pela quinta vez como uma das 150 melhores empresas para trabalhar no país, segundo o guia Você S/A, atingindo a marca de 77,5% do Índice de Felicidade no Trabalhado, classificando-se entre as dez melhores empresas do setor de bens de consumo.
Outras informações no site www.sorocabarefrescos.com.br.

🤔 SERÁ QUE VAI ZERAR AS FILAS DA SAÚDE? 🩺 Prefeitura de Sorocaba iniciou o “Corujão da Saúde”
OUÇA AGORA O NOSSO PODCAST #550 (07/07/2025)
Ouça agora