Banheiro do Parque das Águas permanece fechado durante a noite

- 16/09/2017 às 21:23
- Atualizado 12/09/2022 às 21:23
Seja para um passeio romântico, caminhar com o pet ou praticar atividade física, o Parque das Águas é um dos principais points da Zona Norte, principalmente neste período do ano, que faz mais calor. Mas quem frequenta o local à noite precisa se precaver. Isso porque o único banheiro público ali fecha às 20h.
Não há nenhuma placa informativa do horário de funcionamento dos banheiros masculino e feminino, por isso, muitos acabam se surpreendendo quando encontram a porta fechada com cadeado. Os sanitários funcionam a partir das 7h e, segundo a Prefeitura, fecham por “questões contratuais”. O estudante Caio Cesar de Carvalho Machado, 20 anos, foi pego de surpresa. “Moro no Maria Eugênia e não venho aqui sempre. Agora vou tentar vir mais cedo”, lamenta. Já Vânia Novaes Siqueira, 37 anos, veio de ainda mais longe, no bairro Cajuru. “Vim para passear, me distrair um pouco. Para mim, que trouxe minha filha, fica mais difícil ainda ficar sem banheiro”, ressalta a massoterapeuta.
De acordo com a Prefeitura este sempre foi o horário de funcionamento dos banheiros, inclusive aos finais de semana, e que não há nenhum planejamento para que a jornada seja estendida. O operador de máquinas Vitor Lopes, 43 anos, protestou contra a atitude. “Isso não tem lógica. Não é só por mim, mas por todos que frequentam. Eu acho o cúmulo”, afirma. Apurado, Vitor pediu para utilizar o banheiro de uma das lanchonetes que ficam próximas. “Eu ainda me dispus a pagar para usar, mas não me cobraram nada”, conta.
A Prefeitura informou ainda que além do Parque das Águas, o Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim, a Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro e a Praça Olinda de C. Afonso, conhecida como Praça do Truco, na Vila Progresso, contam com banheiros públicos. Os banheiros do Campolim e do Centro funcionam diariamente das 07h às 20h e o da Vila Progresso de segunda a sábado das 07h às 16h. Já os demais parques, como Zoológico, Parque da Água Vermelha entre outros, possuem banheiros públicos e funcionam de acordo com os horários estabelecidos de abertura e fechamento dos parques.
Pista de skate
Outra reclamação de quem frequenta o Parque das Águas vem da pista de skate. A área está sem o gazebo (cobertura com os lados abertos) de proteção, o que prejudica quem prefere frequentar o local durante o dia. Isaque Lucas Silva, 17 anos, costuma ir até lá à tarde, e ficar até à noite. “Agora fico mais à noite, que é mais fresco. De dia não tem sombra”, conta. Guilherme Poveda, também de 17, frequenta a pista de skate há mais de cinco anos. “Já deve fazer mais de um ano que está sem a lona. Durante o dia é muito difícil andar, temos que ficar nas árvores lá atrás”.
A Prefeitura também foi questionada em relação a isso, e informou que a Divisão de Gestão e de Projetos e Orçamento, da Secretaria de Planejamento e Projetos, já tem pronto o projeto padrão de gazebo, mas não há um local específico para a instalação, e nem projeto orçamentário.