Associação Paulista de Supermercados lança edição 2016 da maior feira da categoria do mundo

Associação Paulista de Supermercados lança edição 2016 da maior feira da categoria do mundo Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 04/03/2016 às 23:57
  • Atualizado 12/09/2022 às 23:57
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) fez nesta sexta-feira (4) o lançamento regional da edição 2016 da maior feira da categoria do mundo, a Feira Apas.

Conforme a Apas, o evento tem como objetivo trazer novidades e apontar tendências, além de estimular negócios e parcerias, entre fornecedores e supermercadistas. Consagrada como a maior feira de supermercados do mundo, a APAS 2016 reunirá em quatro dias de evento, empresários, executivos de supermercados, atacadistas e varejistas de todo o Brasil e do exterior. A expectativa de público para 2016 é de 74 mil inscritos. “Os números estão aí. Não adianta ir contra dados e fatos. No ano passado, as nossas vendas caíram 1% em números reais. A renda familiar caiu, ou seja, as pessoas estão consumindo menos”, afirma Pedro Celso Gonçalves, presidente da Apas, que espera que a edição deste ano seja ao menos próximo do passado. Conforme ele, o evento é uma oportunidade dos comerciantes superarem a crise.

Destaque do evento, o Congresso de Gestão APAS 2016 é reconhecido como um dos mais importantes congressos de supermercados do mundo, reunindo em três dias os principais influenciadores do mercado nacional e internacional divididos nos quatro auditórios temáticos: Marketing, Capital Humano, Tecnologia, Estratégia e Gestão e Comercial.Serão em torno de 60 palestras. “A participação regional é bastante grande. Os comerciantes da região participam bastante, porque é um diferencial. É um momento de eles estarem fazendo negócios e conhecendo novos fornecedores”, comenta Marcos Leandro Tozi, diretor da regional Sorocaba da Apas.

 

2015

No ano passado, foram 73.778 inscritos, sendo a maioria empresários e executivos. Foram 685 empresas expositoras, sendo 138 internacionais. De acordo com a Apas, a Geração de negócios foi estimada em R$ 5 bilhões.

Diante de um desempenho abaixo do esperado para o ano de 2015, o setor supermercadista aposta no período de Páscoa para comemorar resultados mais satisfatórios em 2016. Depois do Natal, esta é a melhor data para as vendas nos supermercados,um termômetro de como será o decorrer do ano.

 

Páscoa

Para a Apas, as vendas de produtos de Páscoa, se comparadas ao mesmo período de 2015, deverão ter crescimento nominal de aproximadamente 8%. Em termos reais haverá queda nas vendas, já que a inflação no período está em torno de 11%, o que representa em média uma queda no faturamento real de 3% em relação à Páscoa de 2015, quando houve crescimento de 8% nas vendas em relação a 2014.