Associação Paulista de Supermercados lança edição 2016 da maior feira da categoria do mundo

- 04/03/2016 às 23:57
- Atualizado 12/09/2022 às 23:57
A Associação Paulista de Supermercados (Apas) fez nesta sexta-feira (4) o lançamento regional da edição 2016 da maior feira da categoria do mundo, a Feira Apas.
Conforme a Apas, o evento tem como objetivo trazer novidades e apontar tendências, além de estimular negócios e parcerias, entre fornecedores e supermercadistas. Consagrada como a maior feira de supermercados do mundo, a APAS 2016 reunirá em quatro dias de evento, empresários, executivos de supermercados, atacadistas e varejistas de todo o Brasil e do exterior. A expectativa de público para 2016 é de 74 mil inscritos. “Os números estão aí. Não adianta ir contra dados e fatos. No ano passado, as nossas vendas caíram 1% em números reais. A renda familiar caiu, ou seja, as pessoas estão consumindo menos”, afirma Pedro Celso Gonçalves, presidente da Apas, que espera que a edição deste ano seja ao menos próximo do passado. Conforme ele, o evento é uma oportunidade dos comerciantes superarem a crise.
Destaque do evento, o Congresso de Gestão APAS 2016 é reconhecido como um dos mais importantes congressos de supermercados do mundo, reunindo em três dias os principais influenciadores do mercado nacional e internacional divididos nos quatro auditórios temáticos: Marketing, Capital Humano, Tecnologia, Estratégia e Gestão e Comercial.Serão em torno de 60 palestras. “A participação regional é bastante grande. Os comerciantes da região participam bastante, porque é um diferencial. É um momento de eles estarem fazendo negócios e conhecendo novos fornecedores”, comenta Marcos Leandro Tozi, diretor da regional Sorocaba da Apas.
2015
No ano passado, foram 73.778 inscritos, sendo a maioria empresários e executivos. Foram 685 empresas expositoras, sendo 138 internacionais. De acordo com a Apas, a Geração de negócios foi estimada em R$ 5 bilhões.
Diante de um desempenho abaixo do esperado para o ano de 2015, o setor supermercadista aposta no período de Páscoa para comemorar resultados mais satisfatórios em 2016. Depois do Natal, esta é a melhor data para as vendas nos supermercados,um termômetro de como será o decorrer do ano.
Páscoa
Para a Apas, as vendas de produtos de Páscoa, se comparadas ao mesmo período de 2015, deverão ter crescimento nominal de aproximadamente 8%. Em termos reais haverá queda nas vendas, já que a inflação no período está em torno de 11%, o que representa em média uma queda no faturamento real de 3% em relação à Páscoa de 2015, quando houve crescimento de 8% nas vendas em relação a 2014.