Assistido da Associação Bola da Vez é campeão mundial de Futebol Social

Assistido da Associação Bola da Vez é campeão mundial de Futebol Social Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 08/09/2017 às 21:00
  • Atualizado 12/09/2022 às 21:00
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O sorocabano Felipe Pinho, de 17 anos, fez parte da seleção brasileira de Futebol Social que foi campeã mundial na categoria, no último dia 5, em Oslo, na Noruega. O campeonato aconteceu entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro, e reuniu 500 equipes de todo o mundo, com uma condição: jovens entre 17 e 21 anos, que praticam o esporte através de ONGs, são refugiados ou vivem em situação de risco.

O Brasil é o número 1 no ranking das seleções e foi campeão após disputar a final com o México, ganhando de 4 a 3. Esta é a 15ª edição do evento, chamado Homeless World Cup, acontece desde 2003. Além dele, outros cinco garotos (Igor, Leandro, Leonel, Mickael e Murilo) e duas garotas (Andreza e Juliana) fizeram parte da equipe. Eles foram selecionados em maio, por meio de uma seletiva. A seleção foi tricampeã, já que conquistou o título em 2010, no Rio de Janeiro, e em 2013, em Poznan, na Polônia, além de ser o atual campeão da América, que aconteceu neste ano.

O Futebol Social tem uma dinâmica bem diferente. São quatro jogadores para cada lado, sendo um goleiro e três em linha. Somente um jogador pode ficar na área de defesa e o fair play é amplamente incentivado. O jogo é rápido: dois tempos de sete minutos, com um intervalo de um minuto.

Felipe participa da Associação Bola da Vez, há três anos. Marzukevicz Faria, conhecido como “Kedão”, é o responsável pelo projeto, e se sente realizado com a conquista. “O intuito é que os participantes sejam pessoas de bem, com responsabilidade, que trabalhem e estudem. É gratificante ver que o objetivo está sendo alcançado”, destaca. O projeto acontece há 15 anos e atende crianças carentes da zona norte de Sorocaba.