Após polêmica, organizadores da "Marcha da Maconha" publicam Nota de Esclarecimento

Após polêmica, organizadores da "Marcha da Maconha" publicam Nota de Esclarecimento Imagem por Divulgação e Texto por Adriano Castor / Jornal Z Norte
  • 19/10/2022 às 13:42
  • Atualizado 19/10/2022 às 13:42
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Os organizadores da “Marcha da Maconha” em Sorocaba, utilizaram as suas redes sociais para publicarem uma nota de esclarecimento a respeito da polêmica sobre o evento na cidade de Sorocaba.

Os organizadores afirmaram que estão amparados pela Constituição Federal e que sua manifestação não os enquadra no crime de apologia às drogas, dizendo que levantam a discussão sobre os danos sociais causados pela “Guerra as drogas”, enquanto os que realmente lucram com o tráfico seguem livres e seguros.

 

Veja a nota abaixo na integra:

“Devido a alguns ataques que sofremos em um vídeo de uma autoridade da cidade, gostaríamos de elucidar que a Marcha da Maconha se trata de um conceito de manifestação, que busca a discussão democrática sobre a alteração de leis que julgamos problemáticas. Ou seja, somos um coletivo social para disseminar conhecimento e buscar mudanças.

Não temos nenhuma ligação partidária. Não somos ligados a nenhum vereador, deputado, partido, a nada desse tipo. Temos posição política, sim, como qualquer cidadão que exerce seu direito, mas não temos ligação com político algum.

Não somos marginais, não estamos aqui para fazer apologia às drogas

Somos civis, como qualquer outro, buscando evolução no quadro social do país

Enquanto em muitos países desenvolvidos o estudo da maconha e sua aplicação medicinal, bem como a exploração monetária do uso recreativo avançam dia a dia, no Brasil ainda discutimos fatos comprovados cientificamente. Ainda discutimos o inegável poder terapêutico da maconha. Isso é absurdamente retrógrado!

Além do mais, trabalhamos para levantar a discussão sobre os danos sociais causados pela “Guerra às Drogas”, que oprime, encarcera e mata a população preta e periférica, enquanto os que realmente lucram com o tráfico seguem livres e seguros.

Nossa manifestação é totalmente dentro da legalidade, temos esse direito garantido pelo artigo 5º, inciso XVI, da Constituição da República Federativa do Brasil e, além disso, o Supremo Tribunal Federal já decidiu, por unanimidade, a legalidade do nosso manifesto, não nos enquadrando no crime de apologia às drogas.

Lutamos pela desmistificação da maconha, que não é porta de entrada para nada! Maconha é remédio e salva vidas! Enquanto o álcool, que é legalizado e socializado amplamente, mata diariamente

Maconha é apenas uma planta, que não faz mal a ninguém!

Por isso, lutamos pela descriminalização e regulamentação do uso adulto e autocultivo da maconha, bem como pela reparação social a todos que já sofreram de alguma forma pelas políticas proibicionistas.

Vamos continuar compartilhando conhecimento e exercendo nosso direito à liberdade de expressão e manifestação democrática.

Atenciosamente,

Marcha da Maconha Sorocaba”