Agência busca apoio do Parque Tecnológico de Sorocaba para implantação do maior polo de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina
Imagem por Secom/PMS e Texto por Secom/PMS - 30/01/2026 às 13:07
- Atualizado 30/01/2026 às 13:07
Em busca de firmar um acordo de cooperação técnico-institucional, o coordenador-geral do Comitê Empresarial Polotech Nordeste e Diretor-Presidente da Eixo – Agência Brasileira de Desenvolvimento e Inovação, Alexandre Filgueiras, visitou o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), nesta quinta-feira (29). O objetivo é que o PTS e a Prefeitura de Sorocaba contribuam com a implantação do Polotech, previsto para se tornar o maior ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da América Latina.
Em reunião com representantes do PTS e da Prefeitura, Alexandre Filgueiras propôs o estabelecimento de um canal formal, ágil e contínuo de colaboração, voltado à transferência de boas práticas e metodologias, além da geração de projetos, negócios e programas nas áreas de CT&I, transformação digital e desenvolvimento econômico.
O propósito central desse trabalho conjunto é viabilizar, com segurança e velocidade, a ampliação de operações de empresas do Polotech em Sorocaba e vice-versa. O Polotech é um projeto que prevê a implantação do maior polo de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina, na Região Metropolitana de Salvador (BA). Sediado na cidade de Lauro de Freitas, o empreendimento deve reunir empresas de todos os continentes em uma aliança inédita de cooperação global. A agência Eixo é a responsável pela instalação do futuro ecossistema.
Para contar com o auxílio do PTS no processo de concretização dessa iniciativa, Filgueiras sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho (GT), com representantes de todas as instituições envolvidas, e de um plano de ação no prazo de 60 a 90 dias. Ele ainda apresentou detalhes sobre o polo, destacando a sua viabilidade, e o trabalho da EIXO.
O diretor administrativo-financeiro do PTS, Eduardo Marques, também explicou sobre os programas e recursos do Parque Tecnológico que podem contribuir com o projeto. Da mesma forma, os secretários municipais de Parcerias, Jéssica Pedrosa, e de Desenvolvimento Econômico, Bruno Santana, detalharam os programas e as prioridades da Prefeitura de Sorocaba na área de CT&I.
Em seguida, Filgueiras conheceu as instalações do PTS, com foco no mapeamento de ambientes e capacidades que viabilizem a cooperação imediata e deem suporte, em curto prazo, a empresas e projetos do Polotech, como a Hubiz Incubadora, laboratórios, hubs setoriais, entre outros.
Segundo ele, durante os estudos para a escolha da sede do núcleo, Sorocaba ficou entre as cinco principais cidades aptas a recebê-lo, devido às suas características e à infraestrutura do PTS. “O município se destaca pela industrialização, o tamanho do PIB e sua importância. E o Parque Tecnológico é um recorte representativo dessa Sorocaba pujante, inteligente, bem desenvolvida do ponto de vista tecnológico, que dá suporte à Indústria 4.0”, aponta.
Para Eduardo Marques, o convite para uma parceria com impacto global é resultado da eficiência do trabalho do PTS. “Traçamos uma metodologia de trabalho com governança e entrega, o que atrai novos parceiros. Por isso, o Polotech Nordeste teve interesse em nos procurar para estruturar trabalho, projetos, buscar fomento. Para nós, o reconhecimento é motivo de muito orgulho”, destaca o diretor-administrativo financeiro do PTS.
Nas próximas etapas, o Parque Tecnológico de Sorocaba, a Prefeitura e a agência Eixo darão andamento aos trâmites técnicos necessários para a formalização do acordo.