Cirurgia plástica periodontal corrige defeitos na gengiva

Cirurgia plástica periodontal corrige defeitos na gengiva Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 09/06/2013 às 12:22
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:22
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O sorriso, além de mostrar alegria, é o “cartão de visita” das pessoas. A aparência do rosto também é um fator que tem papel significativo e influencia na aceitação da própria imagem e na autoestima. Porém, nem todo mundo está satisfeito com seu sorriso, muitas vezes, por conta de problemas dentários. Dessa forma, muitos têm procurado os consultórios odontológicos, não apenas para tratar a saúde, como, também, para cuidar da estética bucal. 

Uma opção atual é a cirurgia plástica periodontal, procedimento que visa corrigir defeitos gengivais, que acarretam em algum tipo de comprometimento estético. De acordo com a cirurgiã dentista especializada em periodontia e estética Dra. Tânia Oizumi, da clínica CleanDent, de Sorocaba (SP),  a cirurgia plástica é uma opção para aqueles que não estão satisfeitos com o sorriso e, também, com o formato e o tamanho de suas gengivas, que influenciam na harmonia da boca. “Sem dúvida, a saúde bucal é muito importante. É o primeiro passo. Depois de tratadas as possíveis doenças periodontais que o paciente possa apresentar, a estética e a satisfação ao sorrir também devem ser levadas em consideração”, explica.

Segundo Dra. Tânia, um dos defeitos que mais incomodam os pacientes é a retração gengival, que é quando há o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente e podendo abalar a estabilidade dentária. A médica Mônica Tamura conta que, há mais de 10 anos, incomodava-se com a retração que tinha nas gengivas, ao redor dos dentes inferiores, e decidiu procurar correção. “Fui ao consultório em busca de melhorar a estética e o resultado foi exatamente o que eu esperava”, conta. Dra. Tânia esclarece que a gengiva protege o osso adjacente a ela e é a estrutura bucal que mantém o dente firme à boca. “A falta de gengiva pode, também, acarretar na perda do dente”, acrescenta.

A dentista explica, ainda, que muitos pacientes recorrem à cirurgia devido à desarmonia gengival, não só pela falta de gengiva, mas, também, pelo excesso dela. “O sorriso é uma das expressões faciais mais importantes do rosto. Normalmente, pacientes insatisfeitos com o sorriso apresentam grande desconforto, baixa autoestima, insegurança, vergonha ao sorrir e, até mesmo, dificuldade no convívio social”.

Indicações

Ainda de acordo com Dra. Tânia, a indicação principal para as cirurgias periodontais se dá quando há deformação na harmonia do sorriso do paciente ou quando as recessões são muito acentuadas, colocando em risco a permanência do dente. O diagnóstico depende de um exame clínico criterioso, fundamentado na avaliação dos pontos faciais de referência e da saúde gengival. “Temos o auxílio de radiografias, fotografias e proporções (relação entre largura e altura) de cada dente do paciente”, explica.

A dentista reforça que a saúde bucal deve ser levada como prioridade. “Como requisito obrigatório, exige-se a perfeita saúde bucal. Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos (no interior do dente), entre outros devem ser tratados, antes de qualquer cirurgia estética”, adverte.

A estética gengival influi no sorriso por meio de sua relação com os dentes, cor e espessura das gengivas. Com a cirurgia, é possível corrigir as deformações gengivais com a remoção de excessos e com a reconstrução de áreas que possuem pouca gengiva, utilizando enxerto, como no caso de Mônica.

“Apesar de não haver um padrão de beleza absoluto, a falta ou o excesso gengival pode comprometer a harmonia do sorriso, de acordo com os padrões de simetria facial. Ele pode aparecer em grau leve, médio e acentuado”, explica Dra. Tânia.

A cirurgia

A cirurgia periodontal é considerada simples. Feita com anestesia local, pode ser realizada no próprio consultório do dentista. Após o procedimento, é preciso utilizar alguns medicamentos, como: antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos.

As técnicas mais recentes, além de oferecerem ótimos resultados estéticos, proporcionam um pós-operatório com pouco desconforto ao paciente. “Normalmente, o paciente já pode trabalhar no dia seguinte à cirurgia, desde que evite esforços físicos”, diz a dentista.

Após o procedimento, a  cicatrização total da gengiva depende de cada caso. Mônica conta que quase não sentiu dor durante o processo. “Foi muito tranquilo, rápido e não precisei tomar nenhum tipo de analgésico após a cirurgia”, revela a paciente, adiantando que não vai parar por aí. “Pretendo, agora, fazer um clareamento dental”.

Mais informações sobre cirurgia periodontal e cuidados com a boca podem ser obtidas na clínica CleanDent, que fica na Rua Perdizes, 87, Centro, Sorocaba, telefone: (15) 3231-2537.