Apreciadores de cafés especiais ganham novo espaço em Sorocaba

Apreciadores de cafés especiais ganham novo espaço em Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 17/03/2021 às 10:41
  • Atualizado 12/09/2022 às 10:41
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Vamos marcar um café? Quando vai sair aquele nosso café? Aceita um cafezinho? Parece que quase tudo gira em torno de uma xícara de café, não é mesmo? Agora imagine se ele não for só um simples cafezinho. Se ele for “o café”, cuidadosamente plantado, colhido, passado por um processo especial de torra e servido exclusivamente para você? Ou melhor ainda, poder levar para casa e sentir o verdadeiro aroma e sabor de uma das bebidas mais queridas do brasileiro?

Foi com esse propósito, e após inúmeras viagens, cursos, estudos, livros, discussões e experimentos, que os quatro jovens: Aline Codo, Daniel Carvalho, Mia Machado e Guilherme Moreira empreenderam e investiram na montagem de uma micro torrefação e cafeteria de cafés especiais e um centro de formação para especialistas em cafés, a 15 Coffee Company. Os sócios ainda contam com uma produção de cafés especiais no município de Coqueiral, no Sul de Minas.

Eles explicam que, para ser considerado um café especial, os grãos precisam passar por diversos critérios de qualidade, ou seja, o café especial precisa efetivamente conquistar a importância do título que carrega.

Fiéis a isso, os jovens experts em café, deram a Sorocaba um espaço onde é possível apreciar um café de qualidade reconhecida e, mais que isso, levar para casa não apenas um pacote do produto, mas também, muito conhecimento sobre a bebida.

De acordo com Daniel Carvalho especialista em hábitos de consumo e um dos idealizadores do projeto, primeiramente, para entender as principais diferenças entre um café tradicional e café especial, é preciso conhecer toda cadeia de valor que o grão foi submetido, desde os cuidados do produtor durante sua safra, a escolha do perfil de torra definido tecnicamente pelo mestre de torra e por último, como o barista pode extrair toda qualidade desse grão na xícara considerando o hábito de consumo local.

“Nosso processo começa lá no pequeno produtor, onde vamos buscar cafés, histórias e principalmente como podemos participar do processo sustentável da produção de grãos especiais. Depois disso, temos o trabalho qualitativo do processo da torra dos cafés, onde o produto precisa de um perfil próprio, em que podemos ressaltar sabores e aromas que o consumidor procura”, explica Daniel.
Além de todo processo, para um café ser especial, por exemplo, hoje, sua definição mais aceita é para os cafés que são compostos somente de grãos arábica, livre de defeitos capitais (grãos pretos, verdes e ardidos) e que atingem uma nota mínima de 80 pontos dentro de 100 pontos possíveis quando avaliados por especialistas.
Nosso intuito é servir o melhor café e com ele, um pouco da história de cada grão, proporcionando uma experiência completa. Criamos um espaço destinado às pessoas que amam café, que sempre tomaram a bebida comum, mas que querem conhecer o universo dos especiais, provando-os”, ressalta.
Daniel destaca que a escolha por Sorocaba para abrigar o empreendimento se deve ao fato do município estar inserido numa região que, no início do século passado era importante produtora de café.
“Após estudos de mercado, detectamos que a região já vem se destacando no ramo das cervejarias artesanais, bem como, um notável crescimento de consumidores de vinho na região. O consumidor tem buscado a informação sobre os produtos e vem se especializando no segmento de bebidas premium. Esses foram alguns dos motivos que nos levaram a implantar aqui um empreendimento que tem como protagonista uma das nossas paixões: o café!”, ressalta o empresário.

Sobre os proprietários:

Aline Codo é engenheira de telecomunicações e faz parte da quarta geração de cafeicultores de Coqueiral – Sul de Minas Gerais, Daniel Carvalho é farmacêutico industrial com habilitação em tecnologia de alimentos e especialista em hábitos de consumo de café, Guilherme Moreira é programador responsável técnico dos canais digitais e mestre de torra e Mia Machado é advogada, mestre de torra e barista especialista em treinamento de operação.

A 15 Coffee Company está instalada na João Ramalho, 43 – Vila Independência, em Sorocaba. O telefone para contato é (15) 99621-2237.O horário de funcionamento é das 10h às 18h.

Mês de Março – “Por mulheres do Café”

A 15 Coffee Company realiza neste mês das mulheres uma ação: POR MULHERES DO CAFÉ, que tem como intuito valorizar as mulheres da cadeia do café.
Durante os sábados, (após a fase vermelha em que o Estado de São Paulo se encontra), a cafeteria irá realizar o Coffee Experience, onde 50% do valor das inscrições será revertido para as atividades do Girls Rock Camp Brasil – Ladies Rock Camp Brasil – Entidade dedicada ao empoderamento e protagonismo de meninas e dissidências, através da música, da arte e do pensamento crítico de Sorocaba.
O espaço ainda preparou um micro lote especial de café 100 % feminino. Desde a produção, curadoria do grão, torra, passando pelo design da embalagem e a ilustração das trabalhadoras que ajudaram na construção da Estrada de Ferro Sorocabana. Parte de venda desse micro lote será revertido para workshop de barismo para mulheres em vulnerabilidade social bolsistas do programa Ladies Rock Camp Brazil.
Informações pelo: (15) 99621-2237