Raul Marcelo denuncia descumprimento de decisão judicial em obras da marginal direita do Rio Sorocaba

Raul Marcelo denuncia descumprimento de decisão judicial em obras da marginal direita do Rio Sorocaba Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 26/08/2025 às 15:30
  • Atualizado 26/08/2025 às 15:30
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O vereador Raul Marcelo (PSOL) encaminhou, nesta segunda-feira (25), ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) uma denúncia de moradores do Jardim Saira sobre o descumprimento de decisão judicial que suspendeu as obras da chamada marginal direita do Rio Sorocaba.

De acordo com relatos e imagens recebidos pelo parlamentar, máquinas pesadas estariam em operação dentro da área atingida, promovendo a derrubada de vegetação nativa. A movimentação teria ocorrido nas proximidades do cruzamento da rua Domingos Sola com a rua Ana Augusta Soares, no Jardim Saira, trecho citado no parecer da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), que apontou riscos e impactos ambientais da marginal direita do Rio Sorocaba, projeto da Prefeitura de Sorocaba.
 

No ofício enviado ao promotor de Justiça Jorge Alberto de Oliveira Marum, Raul Marcelo destacou que a continuidade das atividades pode configurar crime de desobediência à ordem judicial (art. 330 do Código Penal), além de infrações previstas na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98).

Em julho deste ano, a Justiça atendeu a pedido do MP-SP e suspendeu o início das obras da marginal direita do Rio Sorocaba. Na ação, o promotor Marum cita que a obra está situada em área destinada à implantação do Parque Linear "Dr. Armando Pannunzio", projeto criado pela Lei Municipal nº 8.521/2008, que ainda não foi implantado.

"Estamos diante de um desrespeito grave ao Poder Judiciário e de uma ameaça ao meio ambiente de Sorocaba. É necessário que providências imediatas sejam tomadas para cessar as atividades ilegais e garantir a preservação do ecossistema local", afirma o vereador, que solicitou ao MP a realização de diligência urgente no local da denúncia.