Raul Marcelo cobra Prefeitura de Sorocaba sobre falta de dieta enteral para pacientes, principalmente crianças
Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação - 15/05/2026 às 13:31
- Atualizado 15/05/2026 às 13:31
O vereador Raul Marcelo (PSOL) teve aprovado, na sessão da última terça-feira (12), requerimento em que cobra explicações da Prefeitura de Sorocaba a respeito da falta de fornecimento de dieta enteral a pacientes, principalmente crianças, no município.
O parlamentar foi procurado por familiares de pacientes que dependem exclusivamente da dieta enteral para garantir a nutrição adequada e a manutenção da vida. Segundo os relatos recebidos, o fornecimento do insumo vem ocorrendo de forma irregular, colocando em risco a saúde dos pacientes e podendo causar agravamento do quadro clínico, desnutrição e outras complicações graves.
No documento, Raul Marcelo destaca que a dieta enteral não é um item opcional, mas parte essencial do tratamento médico já prescrito, sendo indispensável para assegurar a dignidade e o direito constitucional à saúde.
"O fornecimento da dieta enteral precisa ocorrer de maneira contínua, regular e suficiente. Não podemos admitir que pacientes, em especial crianças, fiquem desassistidos diante de um insumo fundamental", afirma o vereador.
No requerimento, o parlamentar questiona a Prefeitura sobre quais são as justificativas para a falta do fornecimento da dieta enteral, se existe previsão concreta para a regularização completa do abastecimento e quais medidas estão sendo adotadas para evitar novas interrupções.