Professor da Unesp de Sorocaba receberá comenda da Câmara como cientista de destaque internacional

Professor da Unesp de Sorocaba receberá comenda da Câmara como cientista de destaque internacional Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 30/07/2021 às 23:34
  • Atualizado 12/09/2022 às 23:34
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Da autoria de Ítalo Moreira (PSC), o Decreto Legislativo nº 1.866 concede a Comenda de Mérito em Educação ao professor Steven Frederick Durrant

Incluído na lista dos 2% mais influentes cientistas do mundo, elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o pesquisador Steven Frederick Durrant, doutor em Física e professor da Unesp em Sorocaba, será agraciado com a Comenda de Mérito em Educação pela Câmara Municipal de Sorocaba, por dedicar sua vida ao magistério, prestando relevantes serviços ao Município. O Decreto Legislativo nº 1.866, de 16 de julho de 2021, de autoria do vereador Ítalo Moreira (PSC), que confere a comenda, foi publicado no Jornal do Município, na segunda-feira, 26.

Na justificativa do decreto, o vereador Ítalo Moreira explica que o professor Steven Frederick Durrant está na lista de 2% dos cientistas mais influentes do mundo, considerando toda a carreira, o que inclui somente 600 cientistas atuantes no Brasil. A lista foi feita por meio de uma das mais conceituadas bases de publicação de artigos científicos do mundo e os pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, restringiram os quase 7 milhões de pesquisadores que publicaram pelo menos cinco artigos para os 100 mil que causaram mais impacto com suas publicações. Entre eles, estão dois pesquisadores da Unesp em Sorocaba – além de Durrant, o Prof. Dr. Leonardo Fernandes Fraceto, homenageado por João Donizeti Silvestre (PSDB).

Carreira em física – Formado em Física pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, em 1981, Durrant possui mestrado em Física Médica (1986) e doutorado em Espectrometria de Massa pela Universidade de Surrey (1989), na Inglaterra. Completou vários estágios de pós-doutorado, incluindo um estágio na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e no Laboratório de Processos de Plasma do Instituto de Física GlebWataghin da Universidade Estadual de Campinas.

De nacionalidade britânica, o professor Steven Frederick Durrant veio para o Brasil há mais de 30 anos e, desde 2004, reside em Sorocaba, onde é docente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Recebeu o título de Livre Docência em Ciência e Tecnologia de Filmes Finos pela Unesp em 2010. Atualmente é professor associado no Laboratório de Plasmas Tecnológicos.

Pesquisas de destaque – O vereador Ítalo Moreira destaca, na justificativa do decreto, que o professor Steven Durrant conduziu pesquisas empregando espectrometria de massa para a análise elementar dos mais variados materiais, como rochas, solos, leite e plantas. Nas últimas décadas trabalhou principalmente com deposição a vapor químico assistido por plasma, para a fabricação de películas de espessuras nanométricas. Esses filmes são examinados por diversas técnicas, tais como microscopia de força atômica e espectroscopia no infravermelho. As películas possuem diversas aplicações como, por exemplo, camadas decorativas, dispositivos ópticos ou eletrônicos, e camadas hidrofóbicas.

Com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Durrant publicou aproximadamente 120 artigos em revistas científicas indexadas e orientou onze dissertações de mestrado e três teses de doutorado. Atualmente orienta oito discentes de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (Posmat) e leciona disciplinas sobre Materiais no Posmat e de Matemática no curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação.