Presidente Luis Santos participa de solenidade com novos atiradores do Tiro de Guerra de Sorocaba

Com 107 anos de história, Tiro de Guerra recebeu homenagem da Câmara Municipal no evento

Presidente Luis Santos participa de solenidade com novos atiradores do Tiro de Guerra de Sorocaba Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 28/03/2025 às 14:18
  • Atualizado 28/03/2025 às 14:18
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O presidente da Câmara Municipal, vereador Luis Santos (Republicanos), participou nesta sexta-feira (28) da solenidade de matrícula dos 100 novos atiradores da turma de instrução do Tiro de Guerra (02-040) de Sorocaba. O presidente aproveitou a cerimônia para homenagear a unidade, que completa 107 anos.

Também participaram da solenidade, além dos novos atiradores, o comandante da Base de Apoio Regional de Sorocaba do Exército Brasileiro, coronel André Zanella Neto, o chefe da instrução do Tiro de Guerra, subtenente José Ricardo de Lima Souza, o instrutor da tropa, 2º Sargento Jardiel Ribeiro Soares, o secretário de Segurança Comunitária de Sorocaba, Beto Maia, e o comandante da Polícia Rodoviária, tenente Jessé Rojas de Souza, além de veteranos do tiro de guerra e dezenas de familiares.

O presidente Luis Santos destacou em seu discurso a importância dos novos atiradores para a cidade. "Essa é uma parceria muito destacada, porque trabalha com esses jovens importantes conceitos de responsabilidade, patriotismo, respeito e cidadania. A Câmara Municipal irá auxiliar estruturalmente o Tiro de Guerra com emendas parlamentares para dar cada vez mais condições para que esse trabalho de excelência seja uma referência para todo o Estado de São Paulo e para o Brasil", disse.

 

Durante a solenidade, ocorreu a entrega da insígnia do Tiro de Guerra aos atiradores e também dos votos de congratulações da Câmara Municipal à tropa, com o presidente Luis Santos chamando os atiradores Salazar e Sevilha, além dos comandantes do Tiro de Guerra local.

Os atiradores recebem instrução militar em horários diferenciados, podendo conciliar o serviço militar com trabalho e/ou estudos. Durante um período de 10 meses, o atirador participa de atividades específicas das Forças Armadas, como treinamento físico militar, marchas, instruções de armamento e tiro, camuflagem, primeiros socorros, prevenção e combate a incêndios, entre outras.

Além disso, os atiradores participam de diversas atividades cívico-sociais em suas comunidades, como campanhas de vacinação e recolhimento e doação de agasalhos. Em resumo, além de possibilitar a prestação do Serviço Militar Inicial, o Tiro de Guerra promove a difusão do civismo, da cidadania e do patriotismo entre os atiradores, formando cidadãos conscientes de seus deveres para com a pátria.