Presidente da Câmara Municipal de Sorocaba relembra Revolução Constitucionalista de 1932
O vereador Luis Santos leu requerimento verbal de sua autoria, no início da sessão, relembrando a luta de São Paulo por liberdade e democracia

- 08/07/2025 às 15:31
- Atualizado 08/07/2025 às 15:31
O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Luís Santos (Republicanos), abriu a sessão ordinária desta terça-feira, 8, rememorando a Revolução Constitucionalista, celebrada em 9 de julho, que é feriado no Estado de São Paulo. O movimento tinha como meta restabelecer as liberdades democráticas, uma vez que, com a tomada do poder por Getúlio Vargas, em 1930, o novo governo nomeava interventores nos Estados e cerceava o Poder Legislativo.
“O grande estopim que inflamou o sentimento de revolta da população de São Paulo foi o assassinato de quatro estudantes paulistas por policiais em um conflito que ocorreu no dia 23 de maio de 1932, data que também entrou para a história do Estado. As iniciais dos nomes dos jovens mortos, MMDC, de Miragaia, Martins, Dráusio e Camargo, tornaram-se símbolo da revolução e batizou o movimento, que exigia uma nova Constituição”, lembrou Luis Santos.
A revolução teve início oficialmente dia 9 de julho de 1932 e o combate ao governo Vargas só chegou ao fim em 2 de outubro de 1932, com a rendição dos paulistas. Ao final da leitura do requerimento sobre o aniversário da Revolução Constitucionalista, Luís Santos lembrou que o Obelisco do Ibirapuera é um arco construído para simbolizar a dor da perda da vida dos estudantes paulistas e das centenas de soldados que morreram durante os combates do movimento.