Presidente da Câmara de Sorocaba recebe visita de vereadores da Câmara de Itaberá

O vereador Luis Santos (Republicanos) recebeu os vereadores do município, que vieram conhecer o Legislativo sorocabano, considerado referência

Presidente da Câmara de Sorocaba recebe visita de vereadores da Câmara de Itaberá Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 11/08/2025 às 12:30
  • Atualizado 11/08/2025 às 12:30
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, vereador Luis Santos (Republicanos), recebeu, no gabinete da presidência, na manhã desta sexta-feira, 8, a visita de três vereadores da Câmara Municipal de Itaberá: a 1ª secretária da mesa diretora daquela Casa de Leis, Francine Rodrigues de Almeida (PSB), e os vereadores Gabriel Carlos dos Santos (PL) e Maykow Ramos (PSB).

“Viemos conhecer o Legislativo sorocabano, buscar inspirações para o nosso trabalho, pois a Câmara de Sorocaba é uma referência regional, é um polo para nós. Conhecer o trabalho que é realizado aqui abre os horizontes para o nosso trabalho em Itaberá”, disse a vereadora Francine Rodrigues de Almeida.

Na conversa com os parlamentares de Itaberá, o presidente do Legislativo sorocabano falou dos trabalhos legislativos da Casa e dos projetos de sua gestão e também discorreu sobre a importância do tropeirismo, uma vez que a cidade de Itaberá, na divisa com o Paraná, integra a rota dos tropeiros.

Com população estimada em 18.258 habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) relativos a 2024, Itaberá tem suas origens no final do Século XVII, quando teve início o povoamento da região. Mas o município começou a se formar de fato na segunda metade do Século XIX, quando foi erguida a Capela de Nossa Senhora da Conceição de Lavrinhas.

Em 1871, o povoado foi elevado a freguesia, incorporada à Vila de Itapeva da Faxina. Em 1891, foi elevado a vila, com o nome simplificado para Lavrinha. Em 1905, passou a se chamar Itaberá. A Câmara Municipal de Itaberá conta com nove vereadores, tendo como presidente Pedro Geraldo Novaes de Macedo (PSDB).