Presidente da ACSO vai com comitiva de Manga a El Salvador para firmar acordo de cidades-irmãs

Presidente da ACSO vai com comitiva de Manga a El Salvador para firmar acordo de cidades-irmãs Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 10/10/2025 às 12:18
  • Atualizado 10/10/2025 às 12:18
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Sorocaba dá mais um passo em sua estratégia de internacionalização e fortalecimento de parcerias internacionais. Uma comitiva formada por autoridades municipais e representantes do setor produtivo embarca para San Salvador, capital de El Salvador, com o objetivo de firmar o acordo de cidades-irmãs entre os dois municípios. A visita reforça o compromisso da cidade em promover cooperação internacional e ampliar suas oportunidades de desenvolvimento nas áreas econômica, cultural, ambiental, educacional e tecnológica. O presidente da Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Hygor Duarte, estará com o grupo que se deslocará até a América Central no próximo dia 18.

 A delegação será recebida pelo prefeito de San Salvador, Mario Edgardo Durán Gavidia, também empresário e copresidente da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI). O grupo de Sorocaba será liderado pelo prefeito Rodrigo Manga, acompanhado por autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, Luís Santos; o secretário de Turismo, Hudson Pessini; o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão, e o presidente do Parque Tecnológico, Nelson Tadeu Cancellara.

 A aproximação entre as duas cidades prevê a assinatura de acordos de cooperação técnica, convênios e programas de intercâmbio em diversas áreas estratégicas. Os laços entre Sorocaba e San Salvador devem fomentar projetos conjuntos nos campos da ciência, educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento econômico. A articulação com a UCCI, entidade internacional que promove o intercâmbio entre cidades ibero-americanas desde 1982, também amplia a visibilidade e o protagonismo de Sorocaba no cenário internacional.

 O presidente da ACSO destaca a relevância da viagem para o setor produtivo local. “Essa parceria é uma oportunidade concreta de aproximar os empresários sorocabanos do mercado internacional. El Salvador é uma porta de entrada estratégica para a América Central e pode ser um importante parceiro comercial e logístico. A missão também reforça o papel da ACSO como ponte entre o empresariado e as oportunidades de crescimento global”, diz Hygor Duarte.

 A iniciativa abre caminhos para futuros investimentos bilaterais, parcerias tecnológicas e projetos conjuntos de inovação. A presença de representantes do Parque Tecnológico e das secretarias de Governo, Relações Institucionais e Turismo sinaliza a intenção de integrar diferentes frentes da gestão pública e privada na construção dessas relações. Além disso, o acordo com San Salvador pode facilitar a participação de Sorocaba em fóruns e redes internacionais de cidades comprometidas com o desenvolvimento sustentável.

A missão oficial conta, ainda, com a presença de Vidal Sorto Rubio, presidente da Câmara de Comércio El Salvador–Brasil, que tem atuado como elo entre os dois países. A expectativa é que, ao retornar, a comitiva traga resultados concretos na forma de novos projetos e possibilidades de negócios, fortalecendo o posicionamento de Sorocaba como cidade globalmente conectada e inovadora.

Sobre

A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, fundada em 20 de janeiro de 1922, foi criada por um grupo de empresários para defender os interesses da categoria. A ACSO faz parte da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), que reúne 420 associações espalhadas por todo Estado e, por meio dela, integra a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), que congrega 27 federações estaduais, reunindo 2.200 associações que compõem uma rede que cobre todo o Brasil.