Prefeitura de Sorocaba cria a Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (SERT) e novo Secretário ainda é mistério

- 29/03/2023 às 15:39
- Atualizado 29/03/2023 às 15:39
Uma das alterações que foi aprovada nas sessões extraordinárias da Câmara dos Vereadores de Sorocaba, foi a criação de uma nova Secretaria no Governo do Prefeito Rodrigo Manga.
A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (SERT) foi criada com o objetivo de dar mais atenção as políticas públicas que podem gerar emprego para o cidadão.
Segundo o projeto de Lei do Executivo, a Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, tem como atribuições: desenvolver estratégias de geração de emprego, renda e qualificação profissional, com responsabilidade social e de sustentabilidade; captar vagas de emprego e recolocação profissional na cidade; atendimento e suporte a pessoas desempregadas, referente ao seguro desemprego; captar dados estatísticos com referência no cadastro geral de empregados e desempregados; planejar, coordenar e fomentar a formação de qualificações profissionais em consonância às necessidades do mercado de trabalho.
A estrutura da Secretaria seria dividida em dois setores, o primeiro seria para Divisão de Qualificação de Mão de Obra, com controle e planejamento de cursos.
Já o outro setor trabalhará com políticas de apoio ao Trabalhador e Empregabilidade com seção de intermediação de mão de obra e Seguro desemprego.
O novo Secretário Municipal, teria os seus vencimentos fixados junto a tabela atual do Município de Sorocaba, com salário de R$ 17.617,80.
Quem será o novo Secretário?
Durante os últimos dias, muito se especulou sobre o nome do novo Secretário de Trabalho na cidade de Sorocaba.
Porém nas últimas horas, o nome mais forte a ser cogitado seria a do Vereador Péricles Régis (PODEMOS), que já tem um trabalho voltado para o emprego, uma das maiores bandeiras do seu mandato.
Em contato com o Jornal Z Norte, através de sua assessoria, o vereador não confirmou, porém também não negou qualquer especulação que envolve o seu nome no comando da nova pasta da Prefeitura de Sorocaba.
Em nota enviada para a nossa reportagem, o Vereador Péricles Régis, se sentiu lisonjeado por ser cogitado ao comando da pasta, e por atuar ativamente na área do emprego e qualificação profissional há muito tempo.
“Esse tipo de especulação é normal do ambiente político. Atuo ativamente na área do emprego e qualificação profissional há muito tempo, mais de 10 anos, desde que fundei o Parceria Social de Emprego. Trouxe essa pauta para meu gabinete político e tenho trabalhado de forma muito consistente nisso: consegui levar o PAT para os bairros, sou autor de leis que geram empregos, que incentivam a contratação de jovens, de mulheres acima de 45 anos, de incentivos fiscais para empresas que contratam PCDs, maiores de 60 anos, além de diversas outras ações que não conseguiria elencar aqui. Enviei também emenda impositiva para criação de uma van do emprego, que deve ser entregue em breve, além do trabalho social que nunca deixei de fazer, em que mais de 80 mil vagas foram preenchidas. Acredito que é natural ter o meu nome relacionado a uma pasta voltada para o Trabalho, me sinto muito lisonjeado por ser cogitado.”, diz a nota do Vereador Péricles Régis.
Caso o vereador Péricles Régis for conduzido ao cargo de Secretário Municipal, a vaga na câmara dos Vereadores será assumida pelo primeiro suplente do partido MDB, que seria o ex-vereador Hudson Pessini.