Padre Kelmon é homenageado pela Câmara de Sorocaba pelo trabalho no Foro do Brasil

A iniciativa foi da vereadora Tatiane Costa (PL) e os votos foram entregues durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 9

Padre Kelmon é homenageado pela Câmara de Sorocaba pelo trabalho no Foro do Brasil Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 10/10/2025 às 12:40
  • Atualizado 10/10/2025 às 12:40
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O Padre Kelmon, da Igreja Apostólica Ortodoxa da América, que foi candidato à Presidência da República em 2022 pelo PTB, foi homenageado com votos de congratulações pela Câmara Municipal de Sorocaba, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 9. A iniciativa foi da vereadora Tatiane Costa (PL), que destacou os relevantes serviços prestados pelo padre no âmbito religioso, social e público.

“Padre, seja muito bem-vindo a Sorocaba. Nós o conhecemos nas eleições de 2022, quando o senhor, com muita coragem, mostrou a verdade para o país. Muito obrigado também por fundar o Foro do Brasil, que vem para se contrapor ao Foro de São Paulo”, afirmou Tatiane Costa ao fazer a entrega dos votos de congratulações.

Foro do Brasil – Ao agradecer a vereadora Tatiane Costa pela homenagem, Padre Kelmon destacou que foi a primeira vez que recebeu uma homenagem pública do gênero. “Isso me deixa muito lisonjeado e nos motiva a continuar fazendo todo o trabalho que estamos fazendo por meio do Foro do Brasil”, afirmou Padre Kelmon, lembrando que a entidade foi criada após as eleições presidenciais de 2022.

“A partir daquela eleição, o Brasil passou a conhecer o Padre Kelmon, até então um sacerdote desconhecido da Ilha de Maré. Percebi que não podia ficar de braços cruzados depois das eleições, então, partimos para organizar um projeto que nós chamamos de Foro do Brasil, que completou dois anos de existência e já está implantado em 16 Estados”, disse Padre Kelmon.

O religioso e político explicou que o Foro do Brasil é um movimento de conscientização política dos brasileiros e brasileiras, inclusive de formação da juventude, para que entendam o valor e a importância da política e de participar das disputas eleitorais.

“Precisamos ocupar os espaços de poder com pessoas que pensam na coletividade e desejam realizar o bem para esta nação”, disse Padre Kelmon, ressaltando que o Foro do Brasil defende valores como Deus, Pátria, Família, Vida e Liberdade.

Dados do homenageado – O padre Kelmon Luís da Silva Souza nasceu em Salvador, capital da Bahia, em 21 de outubro de 1976. Iniciou sua trajetória religiosa como seminarista nos seminários Mater Ecclesiae, Santana e Santa Catarina de Alexandria, com formação nas vertentes católica romana e ortodoxa. Em 2015, foi ordenado padre pela Igreja Apostólica Ortodoxa da América.

No campo político, foi candidato à Presidência da República em 2022 pelo PTB, sucedendo Roberto Jefferson após o indeferimento de sua candidatura pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em 2023, fundou o Foro do Brasil, uma organização política de orientação conservadora, com o objetivo de articular ativistas, políticos e religiosos de direita em todo o país, como resposta ao Foro de São Paulo.