Manga é reeleito com 73,75% dos votos, registrando o 2º maior percentual numa eleição em Sorocaba nos últimos 48 anos

Manga é reeleito com 73,75% dos votos, registrando o 2º maior percentual numa eleição em Sorocaba nos últimos 48 anos Imagem por Divulgação e Texto por Jornal Z Norte
  • 06/10/2024 às 21:14
  • Atualizado 06/10/2024 às 21:14
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A atual administração da Prefeitura de Sorocaba foi aprovada pela maioria do eleitor sorocabano nas eleições municipais deste domingo (6), já que Rodrigo Manga (Republicanos), que integra uma coligação formada por 11 partidos, foi reeleito, no primeiro turno com 73,75% dos votos, o segundo maior percentual numa eleição nos últimos 48 anos. O primeiro aconteceu há 16 anos, quando o então candidato Vitor Lippi foi reeleito prefeito de Sorocaba pelo PSDB, conquistando 79,35%, o equivalente a 242.271 votos.

No total, Manga obteve 263.063 votos, resultado que, segundo ele, consistiu no julgamento que a população fez dos quatro primeiros anos de seu mandato. Danilo Balas (PL), em segundo, com 48.445 votos, 13,58%, e Paulinho do Transporte (PT) ficou em terceiro lugar com 44.447 votos, o equivalente a 12,46% da votação; enquanto que Calebe Henrique (PCO), obteve 754 votos, 0,21%.

A eleição registrou ainda 12.891 votos em branco (3,29%) e 22.318 nulos (5,69%). O índice de abstenção ficou em 25,74%, ou seja, 135.854 pessoas deixaram de votar na cidade.

A Justiça Eleitoral em Sorocaba informou que as eleições transcorreram dentro da normalidade. Nenhum dos quatro candidatos esteve presente no local da apuração dos votos, que mais uma vez acontece na sede dos seis cartórios eleitorais no Mangal. No local, apenas correligionários e candidatos a vereador estiveram presentes para acompanhar o resultado, que aconteceu dentro da normalidade.

A apuração teve início às 17h e foi concluída às 19h20. O prefeito Rodrigo Manga após a conclusão da apuração dos votos seguiu para o comitê de campanha, acompanhado pela sua esposa Sirlange Frate Maganhato, onde foi recepcionado por eleitores, apoiadores e lideranças políticas. “Aqui em Sorocaba Deus nos brindou! Fizemos uma campanha em que não atacamos ninguém, com propostas e projetos. Tivemos a maior votação da história. Depois de 16 anos o povo elege um prefeito no primeiro turno. Vamos fazer o segundo mandato ainda mais focado em nossa população, vamos fazer o Sorocaba tem Pressa 2; o Hospital Municipal...  Para nós foi uma eleição muito especial, ver a alegria, o amor sincero de uma criança nos apoiando... Isso não tem preço”, disse Manga, que emocionado citou a eleição do irmão Weber Manga (Republicanos) em Votorantim. “Sorocaba e Votorantim vão caminhar juntas e fazer essa região metropolitana crescer ainda mais. A glória da segunda casa será melhor que a primeira.”

Todos os candidatos votaram pela manhã

Os candidatos acordaram cedo para votar, sendo que o primeiro foi Paulinho do Transporte (PT), votou às 10h40, no Colégio Dom Aguirre. Ele estava otimista: “A expectativa é boa, positiva. Estou muito animado e confiante”, disse naquela ocasião. Já o candidato à reeleição Rodrigo Manga (Republicanos) votou às 11h25 no colégio Objetivo, no centro. Estava otimista quanto a uma vitória já no primeiro turno. “Fizemos uma campanha limpa, sem ataques e chegar aqui recebendo o carinho da população é motivo de alegria. Tenho esperança de vencer já no primeiro turno”, relatou logo após votar.

Cerca de cinco minutos depois votou o candidato do PL, Danilo Balas, às 11h34, no colégio Uirapuru, no Campolim. Estava otimista para uma possível ida ao segundo turno. “Essa campanha para prefeito vai ficar marcada na minha história. Com certeza iremos ao segundo turno para mudar Sorocaba”, disse. Calebe Camargo (PCO) não divulgou seu horário de votação.