Leandro Soares participa de reunião estratégica com Presidente Lula e CEO da Toyota para impulsionar investimentos em Sorocaba
Encontro fechado foi intermediado pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, em Tóquio, no Japão, durante passagem da comitiva presidencial ao país asiático.

- 27/03/2025 às 12:37
- Atualizado 27/03/2025 às 12:37
Em um movimento estratégico para fortalecer os investimentos da Toyota no Brasil, no Estado de São Paulo e na região de Sorocaba, o encontro reuniu Leandro Soares, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe. Durante o encontro, Soares destacou a importância da visita de Lula à fábrica da Toyota em Sorocaba e enfatizou a intenção de atrair mais investimentos que resultem em emprego, renda e desenvolvimento para o país e para a região.
A fábrica da Toyota em Sorocaba, inaugurada em 2012, é reconhecida como uma das mais modernas do país e desempenha um papel estratégico na produção global de veículos. Atualmente, a unidade emprega cerca de 3,5 mil trabalhadores e contribui significativamente para a economia local.
Recentemente, a Toyota anunciou um investimento de R$ 11,5 bilhões até 2030 para expandir a capacidade produtiva da fábrica em Sorocaba, representando o maior investimento da empresa no setor automotivo brasileiro. Esse aporte prevê a criação de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos na região.
"O SMetal tem desempenhado um papel fundamental na construção de um sindicalismo moderno, pautado no diálogo e na colaboração com as empresas. Somos um sindicato que inova, inclui e avança em direitos. Essa abordagem tem resultado em conquistas significativas para os trabalhadores, e no fomento para o desenvolvimento industrial e a geração de empregos de qualidade na região", ressalta Leandro Soares.
A participação de Leandro Soares nesse encontro estratégico no Japão evidencia o novo perfil do sindicalismo brasileiro, que busca, por meio do diálogo construtivo e de boas relações com as empresas, promover o crescimento econômico sustentável e a melhoria das condições de trabalho, não só para os metalúrgicos de Sorocaba e região, mas para toda a classe trabalhadora.