Leandro Soares assume novo mandato com mensagem de renovação, compromisso e ousadia sindical

POSSE NO SMETAL MARCA NOVA ERA PARA A LUTA DOS TRABALHADORES METALÚRGICOS EM SOROCABA E REGIÃO

Leandro Soares assume novo mandato com mensagem de renovação, compromisso e ousadia sindical Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 24/05/2025 às 15:43
  • Atualizado 24/05/2025 às 15:43
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Na manhã deste sábado (24), o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) realizou a cerimônia de posse da diretoria eleita para a gestão 2025–2029, em um momento simbólico que marca uma virada de página na história da entidade. O evento, realizado na sede do sindicato, reuniu lideranças sindicais, trabalhadores, militantes e parlamentares, entre eles os deputados federais Kiko Celeguim (PT), Vicentinho (PT) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).

Reeleito presidente do SMetal, Leandro Soares destacou em seu discurso a importância da renovação com responsabilidade, celebrando o início de um novo ciclo em que o sindicato avança com inovação, inclusão e ousadia na defesa da classe trabalhadora.

“Estamos vivendo um momento ímpar. Estamos virando uma chave para um sindicato que não apenas resiste, mas propõe, transforma e inclui. Somos mais que uma diretoria: somos um movimento que vai levar a força do trabalhador para todos os espaços da sociedade”, afirmou.

Inovar, Incluir e avançar

Durante a posse, Leandro lembrou que, graças à atuação do sindicato, a categoria metalúrgica conquistou ganhos reais que injetaram mais de R$ 4 bilhões na economia da região só em 2024. Com a retomada de políticas públicas no governo Lula — como a valorização do salário mínimo e a redução da desigualdade social — o presidente reforçou que há perspectivas concretas de crescimento até 2030, com a estimativa de alcançar 60 mil metalúrgicos na base.

“Nossa missão agora é injetar mais R$ 5 bilhões na economia com nossas negociações e mobilizações. Isso só será possível com um sindicato forte, combativo e conectado com as lutas do nosso tempo”, declarou Leandro.

O presidente também fez questão de recordar a postura firme da entidade durante a pandemia — período em que o SMetal se destacou nacionalmente por não aceitar qualquer negociação que implicasse retirada de direitos trabalhistas.

“Mostramos que estávamos do lado certo da história: defendemos o emprego, garantimos conquistas e seguimos ao lado de quem mais precisa”, ressaltou.

Leandro cobra dos parlamentares pauta dos trabalhadores

Além de reafirmar o compromisso com a luta por mais empregos, investimentos e direitos, Leandro cobrou dos parlamentares avanços urgentes no Congresso Nacional, como a redução da jornada de trabalho sem diminuição de salários e a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que recebem até dois salários mínimos.

Ele também ressaltou que a nova gestão se compromete com uma pauta sindical ampla, que reforça os valores da democracia, da juventude, da diversidade e da inclusão — com protagonismo de mulheres, negros, jovens e pessoas LGBTQIA+ na estrutura sindical.

“Agora, cada um e cada uma aqui são diretores de um dos maiores sindicatos do país. Vocês não representam apenas o SMetal. Vocês são o SMetal. E nossa responsabilidade é histórica”, finalizou Leandro Soares, presidente do SMetal.

Para conhecer todos os nomes da diretoria eleita e mais informações sobre o processo eleitoral, acesse o site do SMetal.