Izídio de Brito solicita informações sobre fiscalização de bebidas e apoio às produtoras locais

O vereador ressalta a necessidade de equilibrar fiscalização e ações de apoio técnico às pequenas produtoras

Izídio de Brito solicita informações sobre fiscalização de bebidas e apoio às produtoras locais Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 10/10/2025 às 12:49
  • Atualizado 10/10/2025 às 12:49
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O vereador Izídio de Brito (PT), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal de Sorocaba, na sessão ordinária desta quinta-feira, 9, solicita informações ao Executivo sobre medidas de fiscalização de bebidas na cidade e o apoio às produtoras locais de bebidas.

“O prefeito Rodrigo Manga, em vídeo divulgado nas redes sociais, anunciou a intensificação da fiscalização sobre bebidas produzidas e comercializadas em Sorocaba, por meio da Guarda Civil Municipal. Mas não apresentou um plano técnico de ação, tampouco de orientações claras sobre como será feita a fiscalização e quais setores serão efetivamente abrangidos”, afirma Izídio de Brito.

O parlamentar enfatiza que o tema envolve a segurança do consumidor, mas também traz impactos econômicos diretos sobre o setor de bebidas artesanais e microprodutoras da cidade, que são importantes geradores de emprego e renda.

“É dever do poder público agir com transparência, diálogo e planejamento, evitando medidas precipitadas ou de caráter meramente midiático, que possam prejudicar empreendedores locais que atuam dentro da legalidade”, enfatiza Izídio de Brito.

O vereador defende a necessidade de se equilibrar fiscalização e incentivo ao desenvolvimento econômico, com ações de apoio técnico, qualificação e regularização das pequenas produtoras.

Em razão disso, Izídio de Brito questiona o Executivo sobre ações efetivas de fiscalização de bebidas comercializadas em Sorocaba e se há um diálogo com o setor produtivo, visando a implementação de políticas públicas e apoio técnico para o segmento.