Izídio de Brito defende pautas do trabalhador e melhorias na saúde em entrevista à Rádio Câmara

Vereador também discorreu sobre outras ações iniciais de seu terceiro mandato

Izídio de Brito defende pautas do trabalhador e melhorias na saúde em entrevista à Rádio Câmara Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 30/04/2025 às 13:27
  • Atualizado 30/04/2025 às 13:27
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em sua primeira participação no “Jornal da Câmara” após assumir o terceiro mandato como vereador, Izídio de Brito (PT) falou em defesa dos trabalhadores, em especial dos metalúrgicos, e também sobre saúde, cultura, esporte e desenvolvimento da indústria. O programa da Rádio Câmara foi ao ar nesta terça-feira, 29, sobre o comando das jornalistas Priscilla Radiguieri e Amanda Mendes.

Eleito com mais 4700 votos, Izídio de Brito participa das comissões permanentes de Ciência e Tecnologia e de Segurança Pública. Às vésperas do dia 1º de maio, o vereador, que é metalúrgico, comentou sua atuação em prol da categoria, e defendeu pautas caras aos trabalhadores, como o fim da escala 6X1. 

Na última quinta-feira, 24, o vereador homenageou os trabalhadores metalúrgicos de Sorocaba e região, em sessão solene alusiva ao Dia do Trabalhador Metalúrgico – comemorado em 21 de abril e incluído no calendário oficial do município por lei de sua autoria. “A categoria dos metalúrgicos, tem um processo histórico muito importante para o povo brasileiro, e até mundialmente. Temos um presidente da república que é metalúrgico, e várias outras personalidades que são metalúrgicos, então é importante relembrar a história e homenagear essas pessoas”, ressaltou.

Izídio também citou o que considera ser os dois dos principais desafios dos trabalhadores na atualidade– o fim da escala 6X1 e a luta por melhores condições de trabalho, para evitar os acidentes e também o esgotamento mental dos funcionários. “Então, mais um dia de folga e trabalhar a questão das condições de trabalho, levando em consideração também a virada climática. Vejo que são duas bandeiras importantes nesse 1º de maio, um dia de reflexão para o trabalhador, mas sempre apontando para o futuro”, afirmou.   

 

Cultura e Esporte - Durante o bate-papo, o vereador comentou as ações iniciais de seu atual mandato e citou reunião recente nas secretarias da Cultura e Esporte, duas áreas que carecem de recursos e incentivos, como frisou. Segundo o parlamentar, a reunião na Secult foi solicitada pelos próprios artistas para discutir os moldes e critérios da aplicação da Lei Aldir Blanc em Sorocaba.  “A reunião foi muito boa. Vejo como uma construção para que possamos aproveitar mais os projetos na área da cultura, seja nacional, estadual ou municipal”, afirmou.

No mesmo dia, Izídio de Brito participou de outra reunião na Secretaria de Esporte quando tratou de diversos temas, em especial o futebol varzeano. “Vejo que uma das coisas que precisamos trabalhar é a acomodação das torcidas, que são horríveis. Precisamos arrumar um recurso para isso”, disse, citando, como exemplos, a falta de estrutura das arquibancadas e dos banheiros nos campos dos times varzeanos.

O vereador também defendeu que a Prefeitura desenvolva ações educativas e de saúde nesses eventos, que costumam reunir as comunidades locais. “O Poder Público poderia entrar com outros incentivos como vacinação, orientações de saúde, entretenimento para as crianças. Vejo que o esporte precisa dar esse salto aqui no Município e se tornar um importante espaço de lazer”, disse.

Outro tema abordado na entrevista foram os incentivos ficais para a indústria, que são foco de um requerimento do vereador ao Executivo, aprovado e destacado na última sessão. O parlamentar está requerendo um balanço dos incentivos concedidos e das indústrias instaladas na cidade entre os anos de 2021 e 2024.

 

A intenção, segundo ele, é propor alterações na lei de incentivos para adequá-la a nova realidade do setor. “Precisamos reativar o conselho de desenvolvimento e preparar a cidade para as novas tecnologias, que precisam ser debatidas, assim como as novas formas de produção e de produtos”, reforçou o parlamentar, que participa, como membro da comissão de Ciência e Tecnologia.  

Hospital Municipal – Na entrevista, Izídio de Brito lembrou seus dois primeiros mandatos e sua luta, já naquela época, pela construção do Hospital Municipal. Para o vereador, uma unidade com cerca de 200 leitos ajudaria a equilibrar a prestação de serviços no Município. “Eu sou autor do projeto de lei, de iniciativa popular, que teve 23.600 assinaturas, com título de eleitor. Existe o terreno e existe a promessa, mas, de lá de pra cá, não saiu do papel, infelizmente”, lembrou.

Sobre a saúde pública no Município, como um todo, o vereador afirmou que “infelizmente, pouco se evoluiu”, desde então. “Tive sempre como meta trabalhar a questão da saúde. Fui conselheiro de saúde já na década de noventa, retornei recentemente, fui vereador entre 2009 e 2016 e fui autor da CPI da Saúde, que moralizou uma série de serviços, inclusive na Santa Casa. Mas, vejo que a cidade precisa olhar com mais carinho para os recursos da saúde”, afirmou.

Por fim, Izído de Brito falou sobre o pedido de criação da CPI da Saúde, encabeçado pela bancada da oposição e que ainda não angariou as nove assinaturas necessárias. A entrevista completa com o vereador Izídio de Brito pode ser conferida na íntegra nas redes sociais do Legislativo sorocabano.