FESTVOZ 2025 acontece neste domingo com música, conscientização sobre saúde vocal e grandes atrações em Sorocaba
Com entrada gratuita, o evento reúne shows, concurso de novos talentos e conscientização sobre os cuidados com a voz, especialmente para evitar doenças como câncer de laringe

- 16/05/2025 às 14:03
- Atualizado 16/05/2025 às 14:03
Por mais um ano, Sorocaba será palco da 6ª edição do Festvoz. Realizado pela fonoaudióloga Karen Souza, o festival integra a Campanha Nacional da Voz e tem como principal objetivo informar a população sobre a importância da voz na comunicação e os riscos de doenças como o câncer de laringe. O evento acontece neste domingo, dia 18, das 10h às 19h, na Imperatriz Cervejaria, em Sorocaba. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados. Não é necessário fazer inscrição.
Com uma programação repleta de atrações artísticas, o evento contará com apresentações da banda Texas Flood, tributos a Elvis Presley e Roberto Carlos, além da Companhia de Teatro Musical On Broadway, que trará ao palco o sucesso do momento, o espetáculo THE WICKED. Uma das novidades deste ano é o Festvoz In Concert, que trará apresentações de cantores regionais acompanhados pela Orquestra Filarmônica Jazz do Senai Sorocaba.
Concurso A nova voz do Festvoz
Durante o mês de abril estavam abertas as inscrições para participar do concurso A nova voz do Festvoz. Houve a pré-seleção de 20 finalistas que vão se apresentar no dia 18. Os vencedores concorrem a prêmios como a gravação de uma música com videoclipe, avaliação médica especializada (avaliação vocal e com otorrino) e um prêmio em dinheiro. Alguns participantes de 2024, inclusive, já alavancaram suas carreiras após o evento e retornam este ano como convidados especiais.
Muito mais que um festival
Segundo Karen Souza, fonoaudióloga responsável pelo evento, o Festvoz é uma ação de saúde e cidadania. “Esse é um encontro dedicado aos apreciadores da boa música e que valorizam não apenas os sons, mas também a saúde e a importância da voz. Nosso evento promove artistas locais, revela novos talentos e, principalmente, conscientiza o público sobre os cuidados essenciais com a voz”.
Conforme explica a profissional, com o tempo, o festival se tornou também uma forma de envolver os pacientes em recuperação do câncer de laringe, além de orientar toda a população sobre a doença, aproveitando para sensibilizar sobre as necessidades e dificuldades desse tratamento.
Durante o evento, o público tem acesso a apresentações musicais, distribuição de materiais informativos, além de participar de uma campanha de prevenção e orientação vocal, promovida por fonoaudiólogos e médicos otorrinolaringologistas. Desde sua criação, o Festvoz já reuniu cerca de 8 mil pessoas, promoveu 120 apresentações musicais, campanhas de doação de sangue e realizou exames gratuitos de audiometria e avaliação da laringe.