Fernando Dini reitera à Prefeitura pedido de inclusão de pessoas com deficiência em grupo prioritário para vacina da Covid

Política 11 abr / 2021 às 23:48

Vereador destaca necessidade de priorizar pessoas com síndrome de Down e com Transtorno do Espectro do Autismo, contra os quais a doença é mais mortal

Por meio de indicação ao Executivo, o vereador Fernando Dini (MDB) reiterou a solicitação de inclusão de pessoas com deficiência no grupo prioritário para receber a vacina contra Covid-19, mediante cronograma de vacinação em Sorocaba.

O vereador explica que o Brasil não possui um plano oficial preciso e uniforme para orientar a vacinação das pessoas com deficiência e que, segundo a lógica tripartite que rege o Sistema Único de Saúde (SUS), estados e municípios têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação, podendo dar vazão à fila de acordo com características de sua população, demandas específicas da região e doses disponibilizadas.

Dini destaca importância ainda maior de conceder prioridade a pacientes com síndrome de Down e com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), citando estudo feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, segundo a qual a Covid-19 é dez vezes mais mortal nos referidos pacientes, devido a características imunológicas e genéticas específicas.

O parlamentar complementa que vários entes governamentais têm definido políticas específicas de vacinação. “O estado do Piauí, por meio de lei estadual, garantiu a prioridade da vacinação para as pessoas com deficiência”, exemplifica Fernando Dini.


Mais Notícias