Fausto Peres defende categoria dos motoboys e fala sobre planos para 2026
Vereador propôs a criação de Comissão Especial para discutir a circulação de motocicletas no corredor do BRT
Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação - 11/02/2026 às 12:21
- Atualizado 11/02/2026 às 12:21
Em sua participação no “Jornal da Câmara”, da Rádio Câmara, que foi ao ar nesta terça-feira, 10, o vereador Fausto Peres (Podemos) falou a criação da Comissão Especial para discutir a circulação de motocicletas no corredor do BRT em Sorocaba. Na entrevista, conduzida por Priscilla Radighieri e Luís Campos, o vereador também lembrou algumas das conquistas para o a categoria dos motoboys – como a inauguração do terceiro Espaço Motoboy na Avenida Dom Aguirre, e comentou projetos de sua autoria em tramitação.
Com relação a comissão especial, lembrou que a proibição da Prefeitura (que passa a valer, com a aplicação de multas, a partir de 5 de março) foi motivada pelo aumento de acidentes na faixa exclusiva. O parlamentar defende que os motoboys sejam cadastrados para evitar multas durante o período de trabalho.
“É um tema muito importante, por isso eu criei a comissão para discutirmos e criarmos alternativas para possibilitar, ao menos, a ultrapassagem pelo corredor do BRT”, afirmou. A comissão realizou sua primeira reunião nesta terça-feira e seguirá acompanhando a questão.
Educação – O vereador Fausto Peres também tem cobrado a aplicação da lei federal, aprovada recentemente no congresso nacional, que garante o enquadramento na carreira do magistério de cuidadores, educadores infantis e auxiliares educacionais aprovados em concurso e que exercem função de docente. O parlamentar comentou o tema e reforçou que se trata de uma luta antiga dos profissionais da educação.
“A nova lei vai beneficiar principalmente aqueles que cuidam das crianças nas creches, que são profissionais capacitados, mas não eram reconhecidos no magistério, com os salários abaixo da categoria”, explicou, destacando que enviou requerimento ao Executivo e também se reuniu com o prefeito em exercício, Fernando Martins, para cobrar a aplicação da nova lei.
Causa Animal – O vereador Fausto também está propondo, por meio de projeto de lei em tramitação na Casa, a chipagem de animais de grande porte, como cavalos e bois, para, principalmente, evitar acidentes de trânsito, ainda frequentes na cidade, e para identificar os proprietários “que precisam ser responsabilizados”, segundo o vereador. “Isso é um grande absurdo que acontece. Nós não vivemos mais em uma cidade rural. Sorocaba é uma cidade urbana, com os bairros com grande contingente de pessoas, carros, ônibus e caminhões, mas você vê ainda cavalos soltos. É inadmissível”, frisou.
Ainda durante o bate-papo, o vereador elencou diversas melhorias conquistadas por meio de seu mandato, incluindo novos acessos para ajudar na fluidez do trânsito em bairros da Zona Norte, como o que liga as avenidas Ulisses Guimarães e Olinda Aires Paulete, no Parques das Paineiras.
“Tem um novo acesso que a prefeitura já me informou que vai fazer, no Jardim Santa Marina, que ligará o Santa Marina II com o Jardim Casa Branca, que será muito importante para a Zona Norte”, anunciou. O parlamentar também afirmou que está em planejamento a construção do acesso entre os bairros Santa Cecília e São Guilherme, muito aguardado pelos moradores da região.
No encerramento da entrevista, Fausto Peres falou sobre os planos e expectativas para o atual ano legislativo e citou, entre outros pontos, o acompanhamento do chamamento de novos GCMs. Assista à entrevista completa com o vereador Fausto Peres:
O Jornal da Câmara foi transmitido ao vivo pela Rádio e pela TV Câmara Sorocaba, assim como pelas redes sociais do Legislativo (Facebook e YouTube), onde permanece disponível na íntegra.
Fausto Peres defende categoria dos motoboys e fala sobre planos para 2026