Vereadores de Sorocaba se reúnem com ministro Guilherme Boulos em Brasília
Iara Bernardi, João Donizeti e Raul Marcelo trataram de investimentos no Instituto Federal da cidade e destinação do Complexo Ferroviário
Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação - 04/02/2026 às 13:40
- Atualizado 04/02/2026 às 13:40
Os vereadores Iara Bernardi (PT), João Donizeti (União) e Raul Marcelo (Psol) estiveram, nesta quarta-feira (4), em reunião com o ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, em Brasília.
Os parlamentares trataram de recursos federais para a finalização da nova sede do Instituto Federal de Sorocaba e discutiram a possibilidade de destinação do Complexo Ferroviário para a própria Prefeitura.
Investimentos no IF
Com a presença do reitor do IF, Silmario Santos, o pró-reitor de extensão, Rafael Scarazzati, e o diretor do IF Sorocaba, Denilson Mirim, os vereadores apresentaram a necessidade de recursos federais para a conclusão das obras do novo campus do Instituto Federal na cidade, que ficará ao lado do Hospital Regional Adib Jatene.
O ministro Guilherme Boulos solicitou um documento técnico das demandas de obra para apresentar em reunião com o ministro da educação, Camilo Santana, ainda no início deste mês, com a ideia de viabilizar, inicialmente, R$8 milhões para a conclusão da sede.
Complexo Ferroviário
Os parlamentares sorocabanos expuseram sua preocupação com a preservação do Complexo Ferroviário da cidade, que hoje está sob concessão da empresa Rumo Logística, e o desejo de que a área seja destinada à gestão da Prefeitura.
Também participaram da reunião a secretária municipal de parcerias, Jessica Pedrosa, e o secretário nacional de transporte ferroviário, Leonardo Ribeiro.
O ministro Guilherme Boulos solicitou, por parte do Ministério dos Transportes, uma avaliação de desmembramento do Complexo Ferroviário para então discutir a possibilidade de repasse da União ao município.
O Ministério dos Transportes marcará uma visita técnica em Sorocaba para verificar as condições da área ferroviária. A empresa Romu deve ser autuada por não cumprir com a preservação do Complexo.
Como forma de esclarecer a importância histórica da ferrovia para Sorocaba, o vereador João Donizeti presenteou o ministro Boulos com o livro “Estrada de Ferro Sorocabana e a Reivenção do Passado”, de Luciano Leite.
O ministro se comprometeu a articular a pauta com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU).