Católico, Vereador Henri Arida quer instituir o “Dia do Terço dos Homens” em Sorocaba

- 11/07/2025 às 12:10
- Atualizado 11/07/2025 às 12:10
Foi apresentado na Câmara Municipal de Sorocaba, na manhã desta quinta-feira (10), um projeto de lei que visa instituir em Sorocaba o “Dia do Terço dos Homens”, movimento cristão que tem o objetivo de engajar homens de todas as idades em compromisso mais profundo com a Igreja Católica. A autoria da propositura é do vereador Henri Arida (MDB), que é teólogo de formação.
Conforme as definições do projeto, o dia será celebrado em todo 8 de setembro, e as entidades religiosas e afins poderão realizar atividades, ampliando e estimulando a prática da oração do terço e a meditação de seus mistérios. Para o vereador Henri Arida, a proposta se fundamenta na relevância histórica, religiosa e social. “O movimento Terço dos Homens reforça valores cristãos essenciais, como a fraternidade, a solidariedade e o fortalecimento da vida familiar, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, explica.
A data de 8 de setembro, escolhida como o "Dia do Terço dos Homens", reveste-se de uma importância simbólica e histórica, pois é o marco do início do movimento no Brasil, quando o Frei Peregrino, em 1936, fundou o movimento na cidade de Itabi, no estado de Sergipe. Desde então, o movimento se expandiu por todo o Brasil, alcançando inúmeras comunidades e contribuindo positivamente para a vida espiritual de muitos homens.
Segundo Henri, por fim, a apresentação do projeto vem para dar reconhecimento a este movimento, que tem se mostrado essencial para a formação de uma sociedade mais cristã, inclusiva e voltada para os valores do Evangelho. “A criação do Dia do Terço dos Homens será uma forma de garantir que as futuras gerações de Sorocaba conheçam e se inspirem nessa poderosa prática de fé”, finaliza.