Campanha “Dê a Seta, Sorocaba”, de autoria do vereador Dylan Dantas, entra em vigor na cidade

Lei busca conscientizar motoristas, reduzir acidentes e promover mais respeito e segurança no trânsito

Campanha “Dê a Seta, Sorocaba”, de autoria do vereador Dylan Dantas, entra em vigor na cidade Imagem por Divulgação e Texto por Divulgação
  • 07/10/2025 às 12:02
  • Atualizado 07/10/2025 às 12:02
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Entra em vigor na cidade a Lei nº 13.328/2025, de autoria do vereador Dylan Dantas (PL), que institui a campanha permanente de conscientização no trânsito “Dê a Seta, Sorocaba”. A nova legislação tem como objetivo educar motoristas sobre a importância do uso da sinalização obrigatória, especialmente a seta indicadora de direção, e reduzir os índices de acidentes nas vias do município.

A proposta surgiu diante do aumento alarmante de acidentes em Sorocaba. Em 2024, cerca de 140 pessoas perderam a vida no trânsito, um crescimento de 45% em relação ao ano anterior, sendo a maioria motociclistas. “Muitos acidentes poderiam ser evitados com atitudes simples, como sinalizar uma conversão ou mudança de faixa. Dar a seta é um gesto de respeito e valorização da vida”, destacou Dylan Dantas.

A lei estabelece que a campanha seja permanente e possa ser realizada em parceria com escolas, entidades civis e meios de comunicação, além de integrar o calendário municipal de campanhas educativas, em sinergia com o Maio Amarelo e o Plano de Mobilidade Urbana.

Para o vereador, a mudança de comportamento é fundamental para um trânsito mais seguro. “Nosso objetivo é transformar a cultura no trânsito, promovendo empatia e responsabilidade. Cada motorista tem um papel importante na preservação da vida”, afirmou Dylan.

Com a vigência da lei, a Prefeitura e a Urbes poderão desenvolver ações educativas, campanhas publicitárias e intervenções urbanas voltadas à conscientização e à segurança no trânsito.