Campanha “Abril Laranja” é instituída em Sorocaba para prevenção da crueldade contra animais

- 24/05/2025 às 13:23
- Atualizado 24/05/2025 às 13:23
Sorocaba passa a contar oficialmente com a campanha “Abril Laranja”, voltada à prevenção da crueldade contra animais domésticos, domesticados e silvestres. É o que institui a Lei nº 13.214, de 20 de maio de 2025, de autoria da vereadora Jussara Fernandes (Republicanos), publicada no Jornal do Município, A campanha tem como símbolo um laço laranja, inspirado na mobilização internacional criada pela ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais).
A nova lei estabelece que o mês de abril será dedicado à promoção de ações educativas, eventos, campanhas de conscientização e divulgação de canais de denúncia, com foco no combate aos maus-tratos, à guarda irresponsável e ao tráfico de animais silvestres. As atividades devem envolver o poder público, entidades protetoras e a sociedade em geral.
Segundo a justificativa da autora, a campanha busca alertar para a responsabilidade coletiva na proteção animal e denunciar práticas cruéis ainda comuns, como o transporte de animais vivos para abate e a exploração em eventos considerados culturais.