Cabine Lilás: serviço de proteção e acolhimento às mulheres chega à região de Sorocaba
Projeto de suporte às vítimas de violência doméstica vai cobrir quase 80 municípios

- 15/08/2025 às 14:42
- Atualizado 15/08/2025 às 14:42
O governo de São Paulo inaugurou, nesta sexta-feira (15), a Cabine Lilás na região de Sorocaba, ampliando o atendimento especializado a mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar. O serviço, coordenado pela Polícia Militar, passou a funcionar no Centro de Operações da PM (Copom) da cidade, no bairro Vila São Caetano, abrangendo 79 municípios sob responsabilidade do Comando de Policiamento do Interior 7.
Criada em março de 2024 na capital paulista, a iniciativa oferece uma central exclusiva de atendimento, por meio do telefone de emergência 190, para casos de violência física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial. Durante a ligação, a vítima pode solicitar atendimento mais reservado ou ser direcionada pelo próprio operador. Na Cabine Lilás, o acolhimento é feito por uma policial feminina, com mais tempo para ouvir e orientar, garantindo maior privacidade e atenção.
As mulheres recebem informações sobre direitos, redes de apoio, assistência jurídica gratuita, pensão alimentícia, guarda dos filhos, abrigos, auxílio-aluguel e atendimento à saúde. Também são orientadas sobre como registrar boletim de ocorrência sem sair de casa, por meio do aplicativo SP Mulher Segura, que conta com botão de pânico para casos em que o agressor descumpra medida protetiva. Além disso, o serviço oferece orientações sobre como acionar viaturas em situações de ameaça e como agir diante de episódios de violência.
Expansão para o interior do estado
O projeto vem sendo implantado gradualmente no interior paulista. Em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, São José do Rio Preto foi a primeira região fora da capital a receber a Cabine Lilás. Em seguida, o serviço chegou a Campinas, São José dos Campos e Bauru.
A previsão é que todas as regiões do interior contem com o atendimento até o fim do ano. A próxima inauguração está prevista para Piracicaba, beneficiando 52 municípios.
Desde o início do serviço, até julho deste ano, a Cabine Lilás registrou mais de 9,1 mil atendimentos. No período, 137 suspeitos foram levados à delegacia e 45 permaneceram presos por descumprimento de medidas protetivas.
São Paulo por Todas
Em março do ano passado, o Governo de São Paulo lançou o movimento “São Paulo por Todas” para ampliar a visibilidade das políticas para as mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira que viabiliza serviços exclusivos para elas. Entre as iniciativas estão o lançamento do aplicativo SP Mulher Segura e a criação de novas salas da Delegacia de Defesa da Mulher 24 horas.
Em apoio ao combate à violência contra mulher, o estado disponibiliza atualmente 142 Delegacias de Defesa da Mulher (DDM) territoriais — sendo que 18 funcionam 24 horas, e 170 salas DDM instaladas estrategicamente em plantões policiais, possibilitando que a vítima seja atendida por videoconferência por uma equipe especializada.