CBA afirma em nota que poderá colocar duas barragens de Votorantim em "Estado de Atenção"

A CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) informou que devido as chuvas intensas que ocorreram em janeiro, existe a possibilidade das barragens da CGH Votorantim e CGH Santa Helena entrarem em estado de Atenção.

CBA afirma em nota que poderá colocar duas barragens de Votorantim em "Estado de Atenção" Imagem por Adriano Castor / Jornal Z Norte e Texto por Adriano Castor / Jornal Z Norte
  • 20/01/2023 às 19:45
  • Atualizado 20/01/2023 às 19:45
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em uma nota enviada para a Redação do Jornal Z Norte, nesta sexta-feira (20), a CBA (Companhia Brasileira de Alumínio) informou que devido as chuvas intensas que ocorreram em janeiro, existe a possibilidade das barragens da CGH Votorantim e CGH Santa Helena entrarem em estado de Atenção.

 

Segue abaixo a nota na integra da CBA:

A CBA – Companhia Brasileira de Alumínio informa que as chuvas intensas de janeiro vêm aumentando a afluência de água no Rio Sorocaba, em especial nos últimos dias, movimento que pode se intensificar ainda mais com a nova ocorrência de chuvas.  

Diante desse cenário, é possível que as barragens da CGH Votorantim e CGH Santa Helena, localizadas em Votorantim (SP), entrem em estado de Atenção. Ressaltamos que estamos em situação Normal e caso evolua para Atenção, a empresa comunicará imediatamente os órgãos competentes. Isso poderá acontecer em duas situações:  

(1) Para CGH Votorantim, quando a afluência da barragem da CGH Votorantim supere 30m³/s ou (2) Para a CGH Votorantim e CGH Santa Helena, quando o nível do reservatório de Itupararanga supere 823m.

De acordo com o PAE (Plano de Ação de Emergência), o estado de Atenção é quando há a ocorrência de eventos externos, como por exemplo o aumento da vazão afluente decorrente de chuvas intensas. Essa condição prevê aumentar a periodicidade de inspeção da barragem e comunicar órgãos específicos.

Frente ao cenário de fortes chuvas que estamos vivenciando em várias regiões do País, alguns reservatórios têm suas vazões aumentadas, o que faz com que entrem em estado de Atenção. Esse movimento é dinâmico e esperado pelo elevado volume de chuvas.

Reforçamos que as barragens não apresentam riscos estruturais.

Agindo de forma transparente e com responsabilidade, diante da previsão dos níveis pluviométricos, a CBA além do regular monitoramento 24hs/dia, iniciou de forma preventiva a inspeção presencial diária das barragens da CGH Votorantim e da CGH Santa Helena e mantém o controle da vazão defluente da UHE Itupararanga.