Vereadores pedem convocação de secretário da saúde para explicar flexibilização da quarentena em Sorocaba

Vereadores pedem convocação de secretário da saúde para explicar flexibilização da quarentena em Sorocaba Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 03/06/2020 às 12:40
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:40
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

As vereadoras Iara Bernardi (PT), Fernanda Garcia (PSOL), e o vereador Francisco França (PT) protocolaram, nesta terça-feira (02), ofício endereçado à Comissão Especial de Acompanhamento das Ações sobre o COVID-19, requerendo a convocação do Secretário de Saúde, Dr. Ademir Watanabe, para que ele preste informações sobre a situação da saúde no município.

Dentre os questionamentos, os vereadores querem saber como se encontra a real estrutura da saúde na cidade, para o atendimento ao COVID-19; e se em caso de estresse do sistema de Saúde, há um plano de contingência e, se sim, que esse plano seja apresentado.

Os parlamentares também querem saber do secretário qual a fundamentação técnica apresentada pela Secretaria da Saúde para a publicação dos decretos 25.768/2020 (reabertura de comércio, shoppings e serviços) e 25.767/2020 (reabertura de igrejas e templos religiosos) e da portaria 22.951/2020 (comparecimento de servidores públicos a seus locais de trabalho).

Os vereadores afirmam que a solicitação das informações parte de pedido do Fórum em Defesa da Vida, instituído em Sorocaba. “Os casos positivos de COVID-19 continuam em ascensão em Sorocaba, bem como os casos de óbitos; a taxa de ocupação de leitos de UTI da rede pública passa de 75%; e a taxa de distanciamento voluntário no município está abaixo de 45%”, dizem os vereadores.

“Os decretos citados e a portaria não contam com fundamentação técnica apresentada pela Secretaria da Saúde. Urge saber se eles receberam algum amparo técnico ou não”, justificam os parlamentares.