Presidente da Câmara realiza vistoria sobre vacina na Central de Abastecimento Farmacêutico

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 14/01/2021 às 11:51
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:51
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Cláudio Sorocaba (PL) verificou a situação dos insumos e materiais necessários para a aplicação da vacinação contra a Covid-19 em Sorocaba

 

O presidente da Câmara de Vereadores de Sorocaba, vereador Cláudio Sorocaba (PL), realizou uma visita de fiscalização à Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), anexa à UPH Zona Leste, na tarde de quarta-feira (13), para verificar a situação dos insumos e materiais necessários para a aplicação da vacinação contra a Covid-19 em Sorocaba, que deve atingir, em um primeiro momento, mais de 105 mil pessoas dos grupos prioritários. O vereador destacou a importância da ação fiscalizatória do Poder Legislativo neste momento delicado em que a cidade vive à espera da vacina.

“A Secretaria de Saúde da Prefeitura tem divulgado que está com a estrutura pronta para iniciar a vacinação. Nós temos o dever de fiscalizar e por isso essa visita, para analisar a estrutura e ver se Sorocaba está pronta para receber a vacina, aplicar a vacinação e, também, não desperdiçar nenhuma dose, o que é uma grande preocupação”, afirmou o presidente do Legislativo.

O parlamentar foi acompanhado na visita pela supervisora de imunização da Secretaria da Saúde, Ane Pontes, que informou que a cidade já possui mais de 1 milhão de unidades de seringas e os insumos necessários, número que, segundo ela, é suficiente para a vacinação. Ela também mostrou ao presidente da Casa de Leis o sistema de refrigeração e armazenamento que receberá as doses da vacina. Porém, ainda não há a informação de qual tipo de vacina será disponibilizada para o município.

“A estrutura que nós observamos aqui parece adequada, mas preocupa a todos a indefinição sobre que tipo de vacina será aplicado na população e quantas doses serão enviadas para Sorocaba no primeiro momento. Nós vamos trabalhar junto à Comissão Permanente de Saúde do Legislativo para ajudar o governo municipal a conseguir, o quanto antes, as notas técnicas do Governo do Estado para que Sorocaba esteja pronta e receba o maior número possível de doses. Nossa preocupação é com a saúde da população”, explicou o presidente.

 

Protocolo de vacinação – Sorocaba estima que cerca de 24 mil profissionais ligados à área da saúde sejam imunizados contra a Covid-19. A cidade também trabalha com o número de 81 mil idosos, faixa prioritária para receber a vacinação contra a doença. O protocolo de vacinação na cidade respeitará as regras de priorização de grupos divulgada pelo Governo do Estado.

As doses das vacinas em Sorocaba estarão protegidas contra furtos e acidentes, segundo informou a supervisora. Ane Pontes disse que uma estrutura de segurança e monitoramento será executada entre Guarda Civil e Polícia Militar para a segurança das unidades que receberão e acondicionarão as vacinas. Um esquema de plantão de funcionários da Secretaria de Saúde também é elaborado para monitorar as condições dos imunizantes.

Devido à necessidade de refrigeradores, a secretaria de Saúde também vai disponibilizar geradores para evitar que quedas de energia afetem o acondicionamento das doses das vacinas nas unidades. Ainda não há, no entanto, data prevista pelo Governo do Estado para o envio das vacinas para Sorocaba.