Prefeitura participa de celebração pelos 57 anos do Grupamento do Corpo de Bombeiros em Sorocaba

Sorocaba 09 nov / 2019 às 11:46

O Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo completou 57 anos de instalação na cidade de Sorocaba e a data foi comemorada na manhã desta sexta-feira (8) num evento realizado no teatro municipal “Teotônio Vilela” e que contou com a presença de diversas autoridades militares e civis, entre as quais a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho.

Com o lema “Corpo de Bombeiros – 57 anos de desafios e coragem”, a cerimônia foi marcada por várias homenagens a integrantes da corporação. O comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, tenente-coronel Miguel Angelo de Campos, que passa à reserva, foi o principal homenageado do dia.

Já a prefeita Jaqueline Coutinho foi uma das autoridades civis homenageadas durante a cerimônia e recebeu o diploma de “Amigo do Bombeiro”, concedido a personalidades que colaboram direta e indiretamente com a corporação. Durante seu discurso, a chefe do Executivo destacou a importância do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros para Sorocaba, assim como para os municípios de sua área de atuação.

“A confiança que depositamos nas instituições é, a um só tempo, causa e consequência do respeito que temos pelos profissionais que a elas pertencem. É o caso dos Corpos de Bombeiros, do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba, que completa, no próximo dia 12, 57 anos: enaltecemos o valioso serviço que prestam à população por sabermos da competência, dedicação e bravura dos homens e das mulheres que, anônima e corajosamente, não poupam esforços para defender a honrosa tradição de que se fazem continuadores”, disse a prefeita.

A prefeita destacou ainda que, em Sorocaba, graças à parceria com o Poder Público Municipal, a corporação está bem distribuída no espaço territorial, conta com inúmeros equipamentos de última geração, desenvolve reconhecidos serviços na área de socorro e resgate de vítimas, notadamente de trânsito, e investe na formação e aperfeiçoamento do seu efetivo. “E é justamente com esse efetivo, essa parte humana do Corpo de Bombeiros, do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros, que nos congratulamos nesse dia. Soldados abnegados que se dedicam ao salvamento de outras vidas e de seus patrimônios, servindo diuturnamente a sociedade, com o risco das suas próprias vidas, não medindo esforços, não reconhecendo as intempéries”, disse a chefe do Executivo sorocabano, que completou: “Homens e mulheres que merecem a nossa gratidão pelo admirável exemplo de solidariedade humana e de amor ao próximo com que honram o Brasil e engrandecem o povo brasileiro.”

O comandante do Corpo de Bombeiros do Interior do Estado de São Paulo, coronel Luiz Alberto Rodrigues da Silva, elogiou o apoio que a instituição militar tem recebido do Poder Público Municipal e da população sorocabana ao longo desses 57 anos de instalação no município. Já o tenente-coronel Miguel Angelo de Campos, comandante do 15º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Sorocaba elencou diversas ações e ocorrências atendidas pela corporação ao longo desses 57 anos e elogiou o apoio do Poder Público Municipal. “Hoje é um momento de alegria e de agradecimentos. Somos gratos pelo apoio que temos recebido de toda a população sorocabana”, disse o comandante.

Também discursaram o presidente da Câmara, Fernando Dini, e o deputado federal, Vitor Lippi. Já entre as diversas autoridades presentes estavam diversos prefeitos da Região Metropolitana de Sorocaba, além dos deputados estaduais pela região Maria Lúcia Amary e Carlos Cézar da Silva.

 História

Inaugurado em Sorocaba em 12 de novembro de 1962, o Corpo de Bombeiros chegou na cidade, primeiramente para combater incêndios. O sonho de trazer a corporação para a cidade se tornou realidade em 29 de agosto de 1950, quando o vereador Sílvio Rosa Santos, recebeu um ofício do coronel Eleutherio Brum Ferlich, então comandante do 7º Batalhão de Caçadores, de que teria sido aprovado o projeto de criação da unidade em Sorocaba.

Nesse período a campanha para a criação de um Corpo de Bombeiros na cidade caminhava a passos largos. No dia 17 de junho de 1959, ocorreu um incêndio na Fábrica de Velas São Jorge, no bairro Santa Rosália. Em agosto do mesmo ano, outro grande incêndio assustou os sorocabanos, dessa vez, destruindo as dependências de uma livraria. E foi graças à população, Força Pública e Guarda Civil, que utilizaram baldes, bacias e todo tipo de vasilhames, o incêndio foi controlado. O Corpo de Bombeiros da capital foi acionado e quando chegou ao local executou o trabalho de rescaldo, pois a população já havia conseguido controlar as chamas e o prédio havia sido destruído pelo fogo.

Depois de todas as ocorrências, em 29 de novembro de 1961, através do Projeto de Lei nº 880/61, de autoria do então prefeito Dr. Artidoro Mascarenhas, “Dr. Pitico”, o Corpo de Bombeiros foi criado em Sorocaba em uma área ao lado do 7º Batalhão de Caçadores da Força Pública, no bairro do Cerrado. Após a conclusão das exigências do Corpo de Bombeiros da Capital, quanto à instalação de um Posto em Sorocaba, há 57 anos, foi inaugurado oficialmente o Corpo de Bombeiros na cidade.


Mais Notícias