Prefeito José Crespo lança Programa ‘Cidade Empreendedora’ em parceria com o Sebrae

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 16/01/2018 às 10:16
  • Atualizado 30/09/2022 às 10:16
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

A iniciativa deve contemplar 300 micro empresários, além de professores e estudantes da rede municipal de ensino

 

O prefeito José Crespo lançou nesta quarta-feira (15), durante coletiva de imprensa em seu gabinete, no 6º andar do Paço Municipal, o Programa Cidade Empreendedora, criado pelo Sebrae-SP e tem como meta estimular a economia local por meio de ações voltadas ao empreendedorismo. Estarão disponíveis durante o programa, financiamentos a custo baixo para os empreendedores, cursos, oficinas, supervisão e orientação para a criação de novas empresas e uma série de serviços gratuitos que serão oferecidos aos microempresários da cidade.  A apresentação do programa foi feita pelo gerente regional do Sebrae em Sorocaba, Alexandre Martins.

A meta do programa – desenvolvido em eixos -, é atender 300 empresários de imediato, além de professores e de seis mil alunos do período integral de 10 escolas da rede municipal de ensino de Sorocaba sobre empreendedorismo.  Os estudantes terão essa nova disciplina adicionada ao currículo escolar já a partir do segundo semestre deste ano.    O objetivo do Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), tem o objetivo de estimular o comportamento empreendedor entre crianças e adolescentes.

O Programa Cidade Empreendedora vem sendo construído em Sorocaba há dois anos e recebeu o apoio irrestrito do prefeito José Crespo, que vê no programa o desenvolvimento da economia beneficiando a população como um todo, não só pelos incentivos que os novos empreendedores terão, mas pela geração de empregos que esse fomento econômico vai gerar.  Durante a apresentação do programa, Crespo elogiou a equipe do Sebrae de Sorocaba, ressaltando que o trabalho é oportuno para o desenvolvimento da cidade.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter), Robson Coivo, destacou que o “programa chega em um momento muito importante dada a situação econômica pela qual passa o país. Esse estimulo será levado aos empresários de nossa cidade e, ao mesmo tempo, motivar aqueles que desejam empreender”, diz

Pelo programa, serão implantadas ações com foco nas micro e pequenas empresas do município, que incluem iniciativas estruturadas de melhoria do ambiente e surgimento de novos negócios, rede de atendimento ao empreendedor, programas de capacitação e fomento, suporte ao aprimoramento da atividade, além de recursos financeiros subsidiados pelo Sebrae para o fomento das atividades e sem custo para a prefeitura.

Uma dessas ações deve capacitar, a partir deste mês de junho, 300 empresários dos cinco setores mais buscado pelos empreendedores:  Alimentação Fora do Lar (bares e restaurantes), Beleza e Estética, Vestuário (venda e confecção), Serviços da Construção Civil e Turismo.

O programa vai  contar ainda com o Agente Local de Inovação (ALI), que possibilita o aumento da captação de valor ao pequeno negócio, através da criação e entrega de soluções inovadoras. Também estão incluídas ações como o Via Rápida Empresa, missões empresariais, encontro de negócios, além do atendimento no Posto do Sebrae Aqui e na unidade do Sebrae Móvel.

Participaram da apresentação do programa os secretários Robson Coivo (Sedetter), de Comunicação e Eventos, Gilberg Antunes, André Gomes (Educação), o presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba, Roberto Freitas, o Corregedor Geral do Município, Carlos Alberto Rocco Júnior, Ivan Flores representando a Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim) e a equipe do Sebrae – Alexandre Martins (gerente regional), Daniela Abdala, Gestora de Projetos, Priscila Rabano Budemberg, Consultora de Negócios e Marcelo Azevedo, Gestor de Projetos.