Nascente localizada na área urbana de Sorocaba ganha plantio de árvores visando sua recuperação

- 01/10/2018 às 14:07
- Atualizado 12/09/2022 às 14:07
A Prefeitura de Sorocaba realiza um trabalho importante para a conservação das nascentes. Na semana passada, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) finalizou a primeira etapa de um trabalho visando a recuperação de uma nascente localizada numa praça da Vila Melges, entre a rua Antônio Fausto e a rua Francisco Loureiro. Além da limpeza da área, foi realizado o plantio de 313 árvores nativas.
A recuperação das nascentes é de extrema importância, já que a melhoria da qualidade dos recursos hídricos está diretamente ligada à qualidade de vida dos moradores. “Por estar em meio urbano, se torna valioso por trazer vantagens ao meio ambiente e também conscientizar a população ao redor. A recuperação da vegetação nativa melhora a qualidade da água da nascente, além de diminuir a temperatura referentes as ilhas de calor”, destaca o secretário da Sema, Jessé Loures.
O plantio das árvores foi realizado ao redor da nascente e acompanhando o curso d’água. A ideia foi de promover uma melhor qualidade e quantidade dos recursos hídricos, o que também facilita a regeneração natural uma vez que está atuando em ações diretas para proteção e monitoramento da mesma.
Antes do trabalho de recuperação da nascente, a praça era forrada com gramíneas de espécies exóticas, com poucas árvores existentes. Além disso, havia sinais de queimada e entulhos. De acordo com a Sema, o local ganhou diversas espécies nativas, como ipê-amarelo, ipê-branco, paineira, cedro, dedaleiro, quaresmeira e ingá do brejo.
Com o desenvolvimento das mudas plantadas, além de promover a melhoria da qualidade da água e o aumento da quantidade de água fornecida pela nascente, a expectativa é estimular que a comunidade ajude a conservar e proteger as nascentes e atrair a fauna local.
O trabalho da equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins continuará nos próximos três anos. A irrigação será feita sempre que necessário, além do controle de formigas cortadeiras e ervas daninhas, adubação, substituição de mudas mortas e novos plantios de árvores.
Cadastro de nascentes
Paralelamente ao trabalho de recuperação de nascentes, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) também está realizando o cadastro das nascentes de Sorocaba. O objetivo é confirmar a localização das nascentes e atualizar a hidrografia do município.
“Estas informações são importantes para serem usadas na análise de processos, manifestações técnicas, e em planos e projetos do município. A geologia de Sorocaba mostra que há nascentes distribuídas por toda a área do município. Além disso, é essencial para orientar as políticas públicas para a conservação e recuperação de nascentes e APP”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.
O levantamento está sendo realizado em todo o município para coletar informações sobre as nascentes, como a sua posição, grau de preservação ou degradação, qualidade da água e fazer o seu registro fotográfico. Para realizar este trabalho foi contratada a empresa Geojá Mapas Digitais e Aerolevantamentos, através de recurso financeiro obtido por meio do Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).