GCM vai abrir concurso público para somente 50 guardas, afirma vereador Fausto Peres

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 15/01/2018 às 11:02
  • Atualizado 30/09/2022 às 11:02
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O vereador Fausto Peres (Podemos) recebeu a resposta de um requerimento, que questionava o prefeito sobre a possibilidade de colocar novamente um GCM (Guarda Civil Municipal) em cada escola. No corpo da resposta, assinada pelo secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas, Flávio Chaves, ele informa que a Prefeitura abrirá concurso para novos guardas, mas serão oferecidas somente 50 vagas.

Segundo a resposta, comenta Fausto Peres, a Prefeitura alegou que não é possível colocar um guarda em cada escola, pois somente a municipalidade possui 154 estabelecimentos de ensino, sem contar as escolas estaduais e particulares, sendo que o contingente atualmente é de 402 GCMs.

Do atual contingente, 31 estão afastados por motivo de saúde; e 33 estão atuando fora da Guarda Civil Municipal; estando o contingente ativo em torno de 340 GCMs, sendo que a metade deles trabalham em postos fixos 24 horas por dia e a outra metade é responsável pela proteção dos serviços públicos municipais, como o Conselho Tutelar.

Conforme o vereador Fausto Peres, mesmo com o contingente reduzido, a GCM atende, em média, 5 mil chamados telefônicos por mês. Ainda no requerimento, é citado que somente seria possível colocar um GCM em cada escola se o contingente chegasse a 700 servidores. Já em 2018, a GCM realizou 17.703 ações nas escolas municipais da cidade.

“A Guarda Civil Municipal de Sorocaba, apesar do pequeno contingente, atende muito bem a população de Sorocaba, porém, é inegável que o concurso público que deverá ser aberto este ano, deveria abrir muito mais vagas para melhorar o policiamento em toda a cidade”.