Evento e homenagens comemoram os 10 anos da Escola de Gestão Pública

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 09/11/2019 às 11:59
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:59
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Acontece na próxima segunda-feira, dia 11, a cerimônia de comemoração dos 10 anos da Escola de Gestão Pública (EGP), vinculada à Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Sorocaba. A solenidade festiva ocorre a partir das 8h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela, e vai contar com a presença de autoridades e pessoas que colaboraram para construir a história da EGP, criada para contribuir para o desenvolvimento profissional e o aprimoramento da qualidade dos serviços públicos prestados à população.

Durante o evento de segunda-feira, serão prestadas homenagens a 52 instrutores que se dedicaram ao longo desta primeira década de atividades da escolaO deputado federal e ex-prefeito Vitor Lippi e a ex-diretora de área de planejamento de pessoas da SERH, Maria do Carmo Paes também serão homenageados por sua contribuição na idealização e criação da EGP. A prefeita Jaqueline Coutinho, o secretário de Recursos Humanos da Prefeitura, José Carlos Cuervo Júnior, e o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Dini, também estarão presentes ao evento.

Depois das homenagens, às 10h, o professor Nelson Manoel de Oliveira, conhecido como Nelsão, fará uma palestra sobre o tema “Atitude”, levando o público a uma série de reflexões sobre a atitude, ou a falta dela, exemplificando com vídeos, histórias, imagens e exemplos pessoais.

A Escola de Gestão Pública é o centro de formação e desenvolvimento, que visa promover o aprimoramento do conhecimento dos servidores públicos, por meio de cursos, palestras, seminários, estudos, oficinas de formação, capacitação permanente das competências e valorização na direção da prestação de serviços com qualidade. Todos os servidores ao ingressar por concurso público participam, primeiramente, da Integração na EGP, ou seja, a escola é a primeira porta de entrada dos novos Servidores. Ela é fundamental na formação e capacitação técnica dos servidores municipais, pois o serviço público possui uma peculiaridade acadêmica e prática, que nenhuma instituição de ensino formal consegue ofertar.

História da EGP

Escola de Gestão Pública é vinculada à Secretaria de Recursos Humanos e celebra seus dez anos de criação no dia 19 de novembro. A EGP, como é carinhosamente tratada pelos servidores municipais, começou a ser idealizada 1990 quando foi implantado o Curso de Administração Pública Municipal, destinado aos Servidores Municipais. As aulas eram ministradas nas dependências da Fatec e, posteriormente, em outras unidades externas de ensino. Com o passar dos anos a Administração Municipal verificou a necessidade de ter a sua própria escola para formação e capacitação dos servidores.

Em 2008, no governo do prefeito Vitor Lippi, foi celebrado convênio com o BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social, por meio do Programa de Modernização da Administração (PMAT II), visando a obtenção de recursos para a reforma e adequação do antigo prédio da Secretaria de Promoção Social, que passou a abrigar a EGP.

Com a garantia do prédio próprio, a Administração Municipal, por meio do Decreto 17.937, de 19 de Novembro de 2009, criou a Escola de Gestão Pública (EGP)denominada de “Dr. José Caetano Graziosi“, pela Lei nº 8.775, de 10 de Junho de 2009.