Domingo tem Escola do Pedala no Parque das Águas

Domingo tem Escola do Pedala no Parque das Águas Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 06/12/2014 às 11:28
  • Atualizado 12/09/2022 às 11:28
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Atividade é gratuita e ensina pessoas de qualquer idade a andar de bicicleta

 

Domingo é dia de “Escola do Pedala” no Parque das Águas. A atividade ensina pessoas de todas as idades a andar de bicicleta com segurança. Promovida pela Prefeitura de Sorocaba através da Urbes – Trânsito e Transportes a atividade é gratuita e acontece sempre das 8h às 12h. Para participar basta levar a disposição para aprender e a energia para pedalar! A Escola empresta bicicletas e capacetes aos alunos. A intenção da iniciativa é  ajudar as crianças a aprender sobre equilíbrio e orientar os ciclistas e futuros ciclistas sobre as maneiras corretas de compartilhamento do trânsito, ensinar noções básicas de segurança individual e coletiva, como o uso do capacete, tangente de curvas, atenção com os cruzamentos das vias, o que fazer quando o piso está molhado e/ou está chovendo, quais são os locais apropriados e inapropriados para pedalar, regras básicas de trânsito segundo o Código de Trânsito Brasileiro. A escola orienta ainda sobre as regras de boa convivência com diferentes modais de transporte, auto-defesa durante as pedaladas, entre outras informações.

A “Escola do Pedala” foi criada em maio de 2011 para promover a educação para o trânsito a partir das bicicletas, incentivar o uso delas como transporte, lazer, saúde e esporte de maneira consciente e compartilhada com os outros modais. Desde o seu início, mais de 17.000 pessoas já aprenderam a andar de bicicleta ou ganharam mais confiança para utilizar este meio de transporte.

 

Programa Pedala Sorocaba

A “Escola do Pedala” faz parte do Programa “Pedala Sorocaba”, criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer.

O Pedala contribui, por meio de ações e eventos de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas.

O programa foi baseado em iniciativas e experiências internacionais (Bogotá e Guadalajara) e surgiu em Sorocaba em 2008. Desde 2009 está sob a coordenação da Urbes, cujo foco voltado para o conceito da mobilidade sustentável vem sendo implementado em suas ações.