Seaban promove palestras sobre obesidade no próximo dia 11

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 05/10/2019 às 19:07
  • Atualizado 12/09/2022 às 19:07
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Em 2015, a Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federacion) adotou o dia 11 de outubro como data símbolo de estímulo ao combate da obesidade. Estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que, no mundo, uma em cada oito pessoas são obesas ou estão com sobrepeso e a estimativa é a de que até 2025, mais de 2,3 bilhões de pessoas sofrerão com o excesso de peso no planeta. Em Sorocaba, para marcar a passagem do Dia Nacional da Prevenção da Obesidade, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Abastecimento, Agricultura e Nutrição (Seaban), realizará a atividade “Um convite para uma vida saudável”. A Secretaria de Esportes e Lazer também irá participar do evento, que contará, ainda, com o Projeto Educafeira.

Duas palestras estão programadas para o Salão de Vidro (andar térreo do Paço Municipal), num evento que se estenderá das 8h30 às 11h, do dia 11 e vai abordar especificamente a questão da obesidade. Para participar, o interessado deve se inscrever pelo http://abastecimento.sorocaba.sp.gov.br/.

“Nutrição além do óbvio” é o tema da palestra da nutricionista Laís Mamede.“Fala-se muito sobre alimentação saudável, porém, nunca as pessoas estiveram tão acima do peso”, frisa a palestrante, questionando: “Será, então, que falar apenas sobre nutrientes e dietas está realmente sendo efetivo para a mudança de comportamento e para a melhora da saúde das pessoas?” Laís Mamede é formada pela USP, aprimorada em transtornos alimentares, pós graduada em Nutrição Clínica e instrutora (em formação) de Mindful Eating e Mindfulness Based Health Promotion, pela Unifesp.

A segunda palestra do dia estará a cargo da professora Flávia Cristina Rodrigues Bueno, que falará sobre “A necessidade da atividade física para uma boa saúde”. De acordo com a professora Flávia, “mais que uma atividade de lazer e condicionamento físico, a atividade física é uma necessidade para se obter boa saúde.” Formada em Educação Física pela Unesp de Rio Claro, Flávia Rodrigues Bueno tem mestrado na área de comportamento motor, é docente na Unip e chefe de seção de programação dos centros esportivos da Semes.