Meninas de 11 a 13 anos devem se vacinar contra o HPV

Meninas de 11 a 13 anos devem se vacinar contra o HPV Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/03/2014 às 13:44
  • Atualizado 12/09/2022 às 13:44
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Teve início nesta segunda-feira (10), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas escolas públicas e privadas de Sorocaba, a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos. A vacina é gratuita e previne o câncer do colo de útero, terceiro tipo mais frequente entre as mulheres, atrás apenas do de mama e de cólon e reto.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), 14.435 pessoas na cidade pertencem à faixa etária contemplada pelo Ministério da Saúde neste ano. Pelo menos 80% deste total, ou seja, 11.548 meninas devem ser vacinadas.

A diretora da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), Daniela Valentim dos Santos, lembra que, para garantir maior cobertura vacinal, o Ministério da Saúde recomenda que a primeira dose (de um total de três vacinas) seja aplicada nas escolas. As instituições de ensino devem informar aos pais ou responsáveis a data em que a vacinação ocorrerá na escola.

O agendamento com as escolas da cidade está sendo realizado há algumas semanas. As escolas que tiverem alguma dúvida ou precisarem de mais informações poderão enviar um e-mail para epidemiologica@sorocaba.sp.gov.br.

Além das escolas que aderiram à campanha, todas as UBSs da cidade já estão aplicando a vacina. A segunda dose será aplicada com um intervalo de seis meses e a terceira, de reforço, cinco anos após a primeira dose.