Idosos com dificuldade de locomoção são vacinados dentro dos carros

Idosos com dificuldade de locomoção são vacinados dentro dos carros Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 26/03/2020 às 12:02
  • Atualizado 12/09/2022 às 12:02
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

Ação ocorre em todas os postos de vacinação. Sistema “Drive Thru” está sendo estruturado

 

Com a retomada da vacinação contra a gripe na cidade de Sorocaba nesta quinta-feira (26), a Secretaria da Saúde (SES) tomou a iniciativa de vacinar idosos com dificuldade de locomoção dentro dos carros. A ação ocorre nos 33 locais de aplicação para facilitar o atendimento a esses idosos. Segundo a SES, essa ação ainda não é a denominada “Drive Thru”. A “Drive Thru” está sendo estruturada e tem previsão de ser adotada nos próximos dias.

Para os idosos sem dificuldade de locomoção, a vacinação contra a gripe continua com o esquema especial para a prevenção à circulação do novo coronavírus. A aplicação é feita em áreas externas das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em escolas municipais e num centro esportivo da cidade. São ao todo 33 locais, vinculados às 32 UBSs e ao SAME (Serviço de Assistência Municipal Especializada). O SAME fica responsável apenas em vacinar os pacientes do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais.

A intenção dessa estratégia é evitar que pessoas do grupo de risco, como idosos e pessoas com doenças crônicas tenham contato com outros pacientes destas unidades, além de evitar a aglomeração e o espaço fechado.

Nesta primeira etapa, iniciada no dia 23 de março, apenas os idosos e profissionais da área da saúde devem procurar um dos 32 locais de vacinação na cidade. Já na segunda etapa, que terá início no dia 16 de abril, além do grupo anterior, deverão procurar se vacinar os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além membros das forças de segurança e salvamento.

Na terceira e última etapa da vacinação, que inicia no dia 9 de maio, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha vai até o dia 22 de maio.