CIC está pronto para receber jogos do Campeonato Paulista

Imagem por Jornal Zona Norte e Texto por Jornal Zona Norte
  • 12/01/2018 às 17:10
  • Atualizado 12/09/2022 às 17:10
Compartilhe:

Tempo de leitura: 00:00

O estádio municipal Walter Ribeiro, o CIC, está preparado para receber a partida entre São Bento e São Paulo, pela primeira rodada do Campeonato Paulista de 2018, na próxima quarta-feira (17).  O jogo tem um componente especial pois marca o início das comemorações pelos 40 anos de inauguração do tão sonhado estádio sorocabano. Foi justamente numa partida entre São Bento e São Paulo, realizada no dia 14 de outubro de 1978, deram o pontapé inicial no gramado do então novo estádio.

 Autoridades da época e dirigentes atuais serão homenageados pela Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), em uma cerimônia no gramado, antes de a bola começar a rolar. Para esta e outras partidas que serão realizadas ao longo deste ano a Prefeitura obteve todos os laudos técnicos e de segurança necessários, assim como deixou toda a estrutura em condições de receber os eventos esportivos.

De acordo com o secretário de Esportes e Lazer (Semes), Simei Lamarca, ao longo do segundo semestre de 2017, três reuniões envolvendo representes da pasta e de outras secretarias, assim como dirigentes do Esporte Clube São Bento foram realizadas para definir e discutir sobre as ações e andamento das obras necessárias no estádio. Segundo Lamarca, a Prefeitura ficou responsável pelo AVCB – Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, documento emitido pelo Corpo de Bombeiros da Policia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) certificando que, durante a vistoria, o CIC possui as condições de segurança do Corpo de Bombeiros. Em relação ao AVCB, foi preciso a realização de reparos elétricos, trocas de mangueiras, dos hidrantes extintores de incêndio, reforma da bomba de água, troca de bateria de luzes de emergência do CIC.

Assim como a Prefeitura também trabalhou para a obtenção do laudo junto à Policia Militar e da Vigilância Sanitária. Para isso, a administração municipal realizou as reformas dos banheiros e pias, vestiários, higienização das caixas d’água, recolocação das cadeiras cativas, adequação em toda a parte elétrica e sala de monitoramento. Também foi realizada a limpeza do terreno lateral, com a remoção de 19 caminhões de entulhos.

O secretário explica ainda que, em outra frente, a Prefeitura de Sorocaba e a Semes já trabalham para a construção da nova entrada para torcida adversária na arquibancada da ferradura e também nova bilheteria. “Esses serviços já estão em licitação e as obras devem começar em breve. Nossa meta é dar toda estrutura para os torcedores do São Bento”, finalizou Lamarca.

Gramado do CIC

Em relação ao gramado, a Semes informa que os trabalhos de manutenção e tratamento do gramado do CIC começaram no segundo semestre de 2017 e previa a retirada da grama para a eliminação de pragas, sua adubação para a posterior manutenção apenas de irrigação e reparos ao longo da temporada. Esse serviço, conforme acordado com dirigentes do São Bento ficou sob responsabilidade do Clube e foi executado pela mesma empresa que realiza os trabalhos em locais como Allianz Parque, Arena Corinthians, Morumbi, Pacaembu, Vila Belmiro e Granja Comary. Ele previa a retirada das camadas superiores do gramado, preservando as raízes. Segundo Clóvis Granado, chefe de Divisão, a Semes deixou à disposição do clube um funcionário no CIC para colaborar com a empresa que foi contratada pelo clube para a reforma do gramado. Lembrando que em 2018, além do Paulistão, o São Bento jogará o Brasileiro da Série B.