Oficinas literárias são realizadas em nova edição da FLi On-line

Cultura 25 set / 2020 às 13:02

Os interessados em oficinas e bate-papos literários podem participar da FLi On-line promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Poiesis e Oficinas Culturais, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, que está com inscrições abertas para encontros on-line. Cada atividade possui 30 vagas que serão selecionadas a partir de análise da ficha de inscrição dos interessados, que devem possuir mais de 16 anos de idade.

Ficam abertas até amanhã (25) as inscrições para o “Soltando a Língua: Oficina de Escrita Literária”, ministrada pelo Marcelino Freire nos dias 30 de setembro e 2 de outubro, das 19h às 22h. O escritor dará dicas de como “desbloquear” e “enxugar” um texto, trabalhar a concisão, dar voz a uma ideia, criar um personagem, organizar um livro, valorizar o repertório e o vocabulário em qualquer gênero literário.

Para quem gosta de poesia, a Aryani Marciano oferecerá uma “Oficina de Videopoesia” nos dias 6 e 8 de outubro, das 19h às 21h. Os interessados têm até esta segunda-feira (28) para participar do projeto que reunirá produções audiovisuais com enfoque na poesia. Além disso, serão propostas práticas de sensibilização poético-visual e de introdução a técnicas básicas de edição de vídeo.

Já até o dia 5 de outubro, a “Oficina de Contação de Histórias” está com as inscrições abertas. Leandro Pedro e Elton Pinheiro apresentarão diversas formas de contar histórias, por meio de jogos de improviso e de interação com o público, técnicas de contação, manipulação de objetos e ressignificação de materiais. As aulas acontecerão nos dias 13 e 15 de outubro, das 19h às 21h.

Cidinha da Silva realizará a oficina “Autoria Negra na Literatura Contemporânea”, que destaca autoras negras brasileiras publicadas a partir dos anos 1980. Os encontros serão nos dias 27 e 29 de outubro, das 19h às 22h. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de outubro.

A FLi acontecerá on-line neste ano e será transmitida pelas redes digitais das Oficinas Culturais. Ela será dividida em duas partes: prólogo, composto por conversas e apresentações que introduzem o festival ao público ao longo de treze dias; e o festival ao vivo, no dia 20, com seis horas ininterruptas de programação. Dentre os nomes convidados estão Emicida, Gilberto Gil, Preta Rara, Roberta Estrela D’Alva entre outros nomes da literatura, música, cultura e pensamento brasileiro.

Todas as oficinas serão realizadas pelo Zoom. As inscrições devem ser feitas pelo site https://oficinasculturais.org.br/oficinas/. Dúvidas podem ser tiradas pelo telefone (15) 3202-5003.


Mais Notícias